SAÚDE

Vacina contra a gripe liberada para maiores de 6 meses

Vacina contra a Influenza foi liberada para toda população acima de 6 meses em Aracruz.

Em 15/05/2023 Referência CCNEWS, Redação Multimídia

Foto: Secom/PMA

A vacina contra a gripe oferecida na rede pública de saúde é gratuita e protege contra três subtipos do vírus influenza: H1N1, H3N2 e influenza B, que são os que mais circulam.

A Secretaria de Saúde de Aracruz (Semsa) vai imunizar toda a população com idade acima de 6 meses contra a gripe (influenza) a partir dessa segunda-feira (15). Com a ampliação do público, não é mais preciso estar em um dos grupos prioritários para ser vacinado, basta procurar uma unidade de saúde mais próxima.

As salas de vacina das unidades dos bairros Bela Vista, Jequitibá, Morobá, Mabrini (Jacupemba) e Coqueiral funcionam das 7h às 12h30, já as salas das unidades do CAIC, Guaxindiba, Vila Rica, Jacupemba, Guaraná, Santa Rosa, Barra do Sahy, Barra do Riacho, Vila do Riacho e Santa Cruz funcionam das 7h30 às 15h30.

A vacina contra a gripe oferecida na rede pública de saúde é gratuita e protege contra três subtipos do vírus influenza: H1N1, H3N2 e influenza B, que são os que mais circulam. Ela pode ser aplicada junto com outras vacinas do Calendário Nacional de Vacinação, inclusive a da Covid-19. 

Influenza

A gripe é uma infecção viral, bastante transmissível, que afeta o sistema respiratório. Pessoas infectadas com o vírus influenza podem ter desde sintomas leves a sintomas graves, que necessitam de internação e podem levar à morte.

Os sintomas mais comuns são febre, dor muscular, dor de garganta, dor de cabeça, coriza e tosse. Pessoas mais vulneráveis, especialmente aquelas com doenças crônicas, idosos, crianças, podem desenvolver quadros de pneumonia, sinusite, otite e desidratação. (Secom/PMA)

Leia também:

3 erros comuns de corredores iniciantes e como não repeti-los
Pólio segue como única emergência global mantida pela OMS
Linhares promove mutirão de vacinação contra gripe e Covid
Vacinação sem agendamento neste final de semana na Serra
Vacina brasileira contra covid-19 tem bons resultados
Doenças inflamatórias intestinais vêm aumentando no país
Fiocruz alerta para ressurgimento do sorotipo 3 da dengue
Sexta-feira (12) será de esforço vacinal em São Mateus 
Serra oferece novas doses para vacinação nesta quinta (11)
Anvisa revoga restrições sanitárias para embarque em cruzeiros
> ​Mais de 16 mil vagas para vacinação em Vila Velha

TAGS:
VACINA | GRIPE | ARACRUZ | POPULAÇÃO | GRUPOS