Vacinação contra covod-19 e HPV movimentou o sábado (20)

Serra vacinou idosos com 75 anos, profissionais de saúde, e meninos e meninas contra HPV.

Em 21/03/2021 Referência CCNEWS, Redação Multimídia

Foto: Divulgação/Sesa-PMS

No posto do drive-thru Pró-Cidadão, que foi montado no Portal de Jacaraípe, Serra, 360 idosos foram vacinados ao longo do dia de ontem (20)

O dia de ontem (20) de muita movimentação na Secretaria de Saúde de Serra (Sesa), com a vacinação contra a covid-19 em idosos com mais de 75 anos e em profissionais de saúde. No mesmo dia, meninos e meninas com idades de 15 a 26 anos, se vacinaram contra o HPV.

Várias Unidades de Saúde foram abertas para a vacinação e, somente no posto do drive-thru Pró-Cidadão, que foi montado no Portal de Jacaraípe, 360 idosos foram vacinados ao longo do dia.

Segundo o prefeito Sergio Vidigal, que acompanhou, a vacinação no drive-thru, o momento é de muita emoção.

“Não diria que este é um momento de alegria porque só será depois da segunda dose, quando todos estiverem imunizados. Mas é um momento que nos deixa leves em saber que estamos cumprindo nosso dever", comentou.

O prefeito ainda deixou uma mensagem para a população: “Enquanto não temos imunização para todos, só temos uma alternativa que é reduzir e evitar a contaminação é não aglomerando, usando máscara e fazendo a higienização. Esse apelo não é de prefeito ou de político, é de médico que valoriza e sabe da importância da vida humana", pontuou.

Além do drive-thru, outros locais de vacinação foram disponibilizados nas Unidades Regionais de Boa Vista, de Jacaraípe e de Serra Dourada e, também, nas Unidades de Saúde de Planalto Serrano A e de Nova Almeida. Ao todo, cerca de 2.200 pessoas foram vacinadas neste sábado.

Para o morador do bairro Feu Rosa, Perly José da Costa, de 76 anos, que recebeu a primeira dose da vacina no drive-thru, parte do sofrimento acabou.

“Estou sofrendo há um ano sem sair de casa. Agora chegou a hora de tomar a primeira dose da vacina e depois, vamos em frente aguardar a segunda dose”, comemorou.

Seu Perly ainda dá uma lição para todos: “Se todos fizessem como eu fiz, ficar em casa, metade dos nossos problemas poderiam estar resolvidos”.

Todos que se vacinaram, neste sábado, fizeram o agendamento on-line no site da Prefeitura, no link http://gti.serra.es.gov.br/saude/. A secretária de saúde, Sheila Cruz, explicou que o drive-thru foi montado para garantir ainda mais a segurança dos idosos.

“Aqueles idosos que têm alguma dificuldade de locomoção, foram vacinados dentro de seus próprios carros. É mais um serviço que estamos disponibilizando, pensando na segurança para a vida desses idosos”, concluiu.

Mais agendamentos

A partir de segunda-feira (22), haverá vagas para os idosos com idade acima de 75 anos e profissionais de saúde que deverão tomar a primeira dose. Também, haverá disponibilidade de vacina para idosos com mais de 85 anos e para profissionais de saúde que precisam tomar a segunda dose.

No total, a Secretaria disponibilizará 3.240 doses da vacina para serem aplicadas entre os dias 22 e 26 de março. Os locais de vacinação são nas Unidades Regionais de Saúde de Jacaraípe, de Serra Dourada, de Novo Horizonte, de Boa Vista, de Serra Sede, e de Feu Rosa, além da Unidade Básica de Saúde de Nova Almeida.

Para quem vai receber a segunda dose, deve apresentar um documento de identidade e o comprovante da primeira dose. Os trabalhadores de saúde, devem apresentar um dos documentos: crachá + declaração do serviço de saúde onde atua; contracheque; contrato de trabalho; carteira de trabalho ou carteira do conselho de classe + declaração do serviço onde atua.

Ao todo, a Serra já imunizou um quantitativo de 28.648 pessoas dos grupos prioritários, sendo que 21.176 receberam a primeira dose e 7.472 a segunda dose.

HPV

Outra frente de vacinação, foi aberta para a vacinação de meninos e meninas que estão na faixa etária entre 15 e 26 anos de idade.

“Para esse público, o agendamento também aconteceu de forma on-line. Essa é uma ferramenta que permite a organização dos fluxos dentro das Unidades, evitando as filas e eventuais aglomerações. Todos compareceram no sábado com horário marcado”, ressaltou Sheila Cruz.

Conforme orientação do Governo do Estado, a vacinação contra o HPV acontecerá em caráter excepcional e enquanto houver estoque do lote que foi direcionado para essa faixa etária.

A vacinação aconteceu nas Unidades de Saúde de Planalto Serrano A e Bairro de Fátima e, ao longo da semana, e continuará disponível nas salas de vacinas de todas as Unidades de Saúde de Serra. (Com informações da Secom/PMS)

TAGS
HOSPITAL   |   LEITOS   |   SAÚDE   |  PANDEMIA   | CIDADE   |   VACINAÇÃO   |  POLÍTICA   |   ÓBITOS