SAÚDE

Vacinação contra poliomielite e sarampo começa sábado (8)

Campanha continua até o dia 22 de novembro

Em 07/11/2014 Referência JCC

No próximo sábado (8), será iniciada a Campanha de Vacinação contra Poliomielite (Paralisia Infantil) e Sarampo. Todas as unidades de saúde do município da Serra atenderão das 7 às 17 horas. 

Contra a poliomielite devem ser vacinadas crianças acima de seis meses de idade e menores de cinco anos. Já a vacinação contra o sarampo atinge a faixa etária de um ano até menores de cinco anos. A campanha continua até o dia 22 de novembro.

O município da Serra ainda realizará a atualização do calendário vacinal da criança. Crianças menores de cinco anos que estão com alguma vacina atrasada, terão o cartão de vacina atualizado. É importante levar o cartão de vacina com documentação.

A vacina continuará disponível até o final da campanha nas 39 unidades de saúde e a unidade Itinerante, que percorre a zona rural do município.

A superintendente da Vigilância em Saúde, Kelly Rose Areal, destacou que as vacinas são seguras e recomendadas pela Organização Mundial da Saúde (OMS).

As doenças

A poliomielite ou paralisia infantil,é uma doença infectocontagiosa grave. Na maioria dos casos, a criança, quando infectada, não morre, mas adquire sérias lesões que afetam o sistema nervoso e provocam paralisia irreversível, principalmente nos membros inferiores.

Já o sarampo é uma doença viral aguda grave e altamente contagiosa. Os sintomas mais comuns incluem febre alta e manchas vermelhas. A transmissão acontece de pessoa para pessoa por meio de secreções expelidas ao tossir, falar ou respirar. A única forma de prevenção da doença é a vacinação.

Fonte:PMS