SAÚDE

Vacinação de idosos com emoção e sem filas em Vitória

Neste sábado, foram 1.400 doses aplicadas nas unidades de saúde do centro da cidade.

Em 27/02/2021 Referência CCNEWS, Redação Multimídia

Foto: Brunella França

O caminhar de quem chegava à Igreja Batista de Jardim da Penha era vagaroso, respeitando o andar de quem já acumula vivências tantas pela vida.

Mas nos rostos cobertos pela máscara, era possível ver a alegria de vovôs e vovós para receber a vacina contra a covid-19.

Sem sair de casa há quase um ano, dona Maria José Beancucci, 84 anos, moradora da Praia do Canto, se emocionou.

“A sensação é de felicidade. Muita felicidade. E de alívio”, contou ela.

Ao todo, houve 600 agendamentos para vacinação em Jardim da Penha. Neste sábado, foram 1.400 doses aplicadas nas unidades de saúde do Centro e Santo Antônio e na Igreja Batista. Já os idosos acima de 80 anos acamados ou restritos ao leito foram vacinados em casa.

Acompanhada do filho, dona Maria do Carmo Luppi, 83 anos, moradora de Bento Ferreira, disse que se sentiu muito bem ao tomar a vacina.

“Não doeu nada. Agora espero ter mais segurança. Tenho muito ainda por viver,” afirmou.

Do bairro Santa Martha, dona Sezarina Alves dos Santos, 83 anos, foi acompanhada pelos dois filhos até o local de vacinação. E ela recomenda: todo mundo precisa tomar a vacina quando chegar a vez.

“Estava esperando a minha vez. Desde que disseram que teria vacina, eu queria tomar. É um cuidado que tenho e todo mundo precisa ter também, tem que vacinar”.

Vacinação

A secretária de Saúde de Vitória, Thais Cohen, esteve no local acompanhando a vacinação. Ela reforçou que o município recebeu, na tarde da última quinta-feira (25), um novo lote de vacinas para a segunda dose de pessoas imunizadas entre 19 de janeiro e 5 de fevereiro, além de novas aplicações em idosos com mais de 80 anos.

De acordo com a secretária, Vitória já recebeu 41.352 doses recebidas em todo o período de campanha. Até sexta-feira (26), a Semsu já havia aplicado 30.373 doses, restando 10.979. Tais doses em estoque destinam-se à ampliação da vacina em idosos acima de 80 anos, acamados e para a segunda dose dos vacinados no período de 19 de janeiro e 5 de fevereiro.

Emoção

A diretora da unidade de saúde de Jardim da Penha, Bianca Duque, destacou que as pessoas estão comparecendo no horário agendado e que não houve filas no local.

“Orientamos que a pessoa idosa venha com um acompanhante apenas para evitar aglomeração. Por aqui, o que estamos vendo é o respeito ao horário agendado, não temos filas de espera. As pessoas estão emocionadas, todo mundo tirando foto para guardar de recordação”, observou.

Agendamento

Nesta segunda-feira (1º), a Secretaria de Saúde abrirá o agendamento on-line para a segunda dose de vacinas destinadas a trabalhadores ativos da saúde e idosos acima de 90 anos que receberam a primeira dose do imunizante da Coronovac entre os dias 19 de janeiro e 5 de fevereiro.

Para fazer o agendamento on-line da vacinação, basta acessar o link agendamento.vitoria.es.gov.br ou usar o aplicativo Vitória Online.

A imunização ocorrerá de terça (2) a sexta-feira (5), nas unidades de Saúde de Conquista, Forte São João, Ilha de Santa Maria, Jardim Camburi, Jardim da Penha, Santa Luiza, Maruípe, Praia do Suá, Centro e Santo Antônio.

No momento da vacinação, devem ser apresentados documento com foto e o comprovante da primeira dose. ( Por Brunella França - Vitoria )