CULTURA

Vai começar a 32ª Sommerfest em Domingos Martins

Domingos Martins sedia mais uma edição da Sommerfest – Festival Cultural da Imigração.

Em 01/02/2023 Referência CCNEWS, Redação Multimídia

Foto: Secom/PMDM

O evento volta a ser realizado após dois anos suspenso em função da pandemia do Coronavírus e promete uma grande celebração à cultura e às tradições alemãs.

Domingos Martins sedia nesta semana mais uma edição da Sommerfest – Festival Cultural da Imigração Alemã. Os festejos típicos que relembra a chagada dos primeiros imigrantes à região, em janeiro de 1847, começam na quinta (02) e seguem até domingo (05) com mais de 40 atrações culturais de dança e música, incluindo a Eleição da Rainha e Princesas, o divertido Concurso do Lenhador e o Desfile Cultural.

O evento volta a ser realizado após dois anos suspenso em função da pandemia do Coronavírus e promete uma grande celebração à cultura e às tradições alemãs, e também será marcado pelo retorno de uma das atrações mais queridas e pedidas pelo público, a Banda Cavalinho, de Santa Catarina.

No último domingo (29) foi realizada a tradicional Celebração Ecumênica em homenagem às primeiras famílias de imigrantes a se instalarem na região, no Marco da Colonização Alemã, em Biriricas. O momento religioso foi liderado pelo Pastor da Igreja Luterana de Campinho, Lucas Villan Arrue, e pelo Diácono da Igreja Católica, Luciano Schultz. Também participaram o prefeito Wanzete Krüger, a secretária de Cultura e Turismo interina, Dulciele Stein Suela, além de outros servidores, lideranças e moradores de Campinho e Biriricas.

Já nesta quinta-feira (02) começa a programação cultural. O Cortejo Cultural com a Banda Fröhlich e o Grupo de Danças Tanzfreude anuncia o início da festa pelas ruas de Campinho, a partir das 18h30. Em seguida o grupo de danças de apresenta no palco principal (19h), antecedendo a cerimônia de Abertura Oficial (19h30).

Às 20h, o Concurso da Rainha e Princesas da 32ª Sommerfest vai eleger as representantes oficias da edição 2023, e logo depois de apresentam o Grupo de Danças Infantil Der Fröhliche Kreis (21h30) e Banda Fröhlich (22h).

Na sexta-feira (03) o destaque é o início do divertido Concurso do Lenhador, competição que relembra a rotina dos imigrantes no corte de madeira em dupla, utilizando o grupião, e individual, com o uso do machado, às 18 horas, no coreto da Praça Dr. Arthur Gerhardt. O concurso é aberto à participação do público acima de 18 anos, inscrições feitas no local.

Diversas apresentações seguem no palco principal: Os Tradicionais Pomeranos (19h), Grupo de Danças Blumen der Erde (20h30), Banda Fröhlich (21h30) e Grupo de Danças Hügelmanner Platter (23h30). À meia noite, sobe ao palco a principal atração da 32ª Sommerfest, Banda Cavalinho, de Santa Catarina, encerrando a programação da noite.

Na Rua de Lazer também haverá apresentações com grupos de danças folclóricas: Grünes Tal (19h), Grünes Tal Schuhplatter (20h) e Pommerisch Von Minen (21h).

No sábado (04) a programação começa bem cedo com o Pedal do Chucrute, com saída da Praça Dr. Arthur Gerhardt (8h), Eden Show do Alemão (11h), Grupo Cultural Martinense (12h), 2ª etapa do Concurso do Lenhador (13h), Grupo Bauern Gruppe – RJ (15h) e Angelino Zaager (16h).

O Desfile Cultural, um dos principais acontecimentos da Sommerfest será às 17 horas, na principal avenida de Campinho. Na edição deste ano, o cortejo festivo que reúne história, cultura e tradições terá o tema “Os Italemães na Terra dos Botocudos – Nossa Homenagem a Joel Velten”. Joel é historiador, guardião da história e de curiosidades da época de colonização do município, e um grande incentivador e defensor da preservação da cultura alemã. A previsão é a de que cerca de mil integrantes participem do desfile. À noite as atrações serão: Grupo de Danças Bergfreunde de Campinho (19h), Banda Fröhlich (20h), Os Germanos (22h) e Banda Cavalinho (00h).

Na Rua de Lazer as atrações começam à tarde com Grupo de Danças Infantil Rheinland (12h30), Leia do Acordeon (13h), Grupo de Danças da APAE – DM (15h), Grupo Folclorístiko Pietra Azzurra (15h30), Grupo de Danças Bluttenlatter Tal (19h), Casamento Pomerano (20h), Grupo de Danças Frau Carolin (21h), Pfauplatter Gruppe (21h30).

No domingo (05), a Alvorada com o Grupo Cultural Martinense e Bloco Os Pegajosos abre as atividades do dia (9h). Novidade na programação da Sommerfest, o Desfile do Comércio apresentará ao público empresas e empreendedores de Domingos Martins (10h), seguido por Tobata do Alemão com Eden Show (11h), Grupo de Danças Fauhan (12h), Banda de Metais Pommerchor de Melgaço (13h), Grupo Folclórico Germânico EEB São Bento (14h), Banda Cavalinho (15h), Final do Concurso do Lenhador (17h), Banda Fröhlich (19h), e Os Tradicionais Pomeranos (21h), encerando a 32º Sommerfest.

Já na Rua de Lazer se apresentam Daniele da Concertina (12h), Grupo de Danças Pommerisch Von Minen (14h) e Grupo de Danças Pilger der Hoffnung (15h).

A 32ª Sommerfest – Festival Cultural da Imigração Alemã é uma realização da Prefeitura de Domingos Martins, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo e da Associação Montanhas Capixabas Convention & Visitors Bureau, com patrocínio do Sebrae, Sesc, E&L, Elonline, Senac e DM Beer, HCX Construtora e apoio de Descubra Domingos Martins e Associação Comercial e Empresarial de Domingos Martins. (Secom/PMDM)

Leia também:

Dia da Visibilidade Transexual será comemorado em São Paulo
Discurso cantado marca recriação do Ministério da Cultura
Breaking do Verão abre calendário mundial da dança no Rio
Festa de São Benedito e São Sebastião acontece na Serra
Cariacica abre inscrições para oficina de inicialização musical
Domingos Martins divulga a programação da 32ª Sommerfest
Biblioteca de Cariacica abre inscrições para a "Musicopos"
Após controvérsia memórias do Príncipe Harry chega às livrarias
Gruta da Onça oferece natureza e histórias aos visitantes
Vila Velha é o município que mais investiu em Cultura

TAGS:
SOMMERFEST | DOMINGOS MARTINS | FESTIVAL | IMIGRAÇÃO | ALEMÃ