NEGÓCIOS

Vale pode ampliar operação das minas Capão Xavier e Mar Azul

As duas minas ficam no Complexo de Paraopeba, região metropolitana de Belo Horizonte.

Em 14/02/2022 Referência CCNEWS, Redação Multimídia

Foto: Reprodução/Mineração Brasil

A Vale produz, basicamente, minério de ferro nessas operações. Na Mar Azul, a Vale mantém as barragens B3/B4, que está em processo de descaracterização pela mineradora.

A Vale entrou com um pedido de licenciamento ambiental na Secretaria de Estado de Meio Ambiente de Minas Gerais para ampliar as minas de Capão Xavier e Mar Azul, localizadas no município de Nova Lima, em Minas Gerais.

De acordo com a secretaria, o pedido foi protocolado no Sistema de Licenciamento Ambiental (SLA) pela mineradora e inclui, além da ampliação das operações, uma solicitação para pesquisa mineral (sondagem geológica) das minas.

As duas minas ficam no Complexo de Paraopeba, região metropolitana de Belo Horizonte. A Vale produz, basicamente, minério de ferro nessas operações. Na Mar Azul, a Vale mantém as barragens B3/B4, que está em processo de descaracterização pela mineradora.

O governo detalha que o pedido de ampliação das minas está em fase de caracterização, momento em que o processo fica aberto para o empreendedor “inserir ou modificar informações” sobre atividades exercidas, fatores de restrição, entre outros.

“Somente após a finalização da caracterização e pagamento das taxas devidas com o devido processamento na Secretaria de Estado de Fazenda é que a solicitação entra para a pré-análise do órgão”, detalhou a secretaria em nota.

Procurada, a Vale confirmou que protocolou o pedido com a Semad, o que teria ocorrido em outubro de 2021. O estudo de impacto ambiental para possível expansão dessas minas ainda será elaborado pela empresa, informou a mineradora. (Estadão Conteúdo)

Leia também:

Portocel ampliou em 22% o volume de cargas gerais em 2021
Organização Internacional do Café chefiada por brasileira
ArcelorMittal amplia lucro, receita e Ebitda no 4º tri de 2021
MPF defende rejeição de compra da Oi por TIM, Claro e Vivo
SERRA: Inscritos para curso devem apresentar documentos
Vale inicia obras para eliminar barragem em Itabira (MG)
Serra realiza workshop gratuito para mulher empreendedora
Após chuvas, Vale, Samarco e Usiminas retomam operações
Curso com 500 vagas para quem quer aprender a empreender
Os empresários não podem se omitir da política, diz Schalka

TAGS:
VALE | USINAS | OPERAÇÃO | CAPÃO XAVIER | MAR AZUL | PARAOPEBA