SAÚDE

Varíola dos macacos causa danos neurológicos, diz estudo

Já havia relatos de complicações neurológicas em pessoas infectadas com o vírus da varíola.

Em 12/09/2022 Referência CCNEWS, Redação Multimídia

Foto: Reprodução/Ibes Med

Estudo conduzido por pesquisadores de várias instituições de saúde do Reino Unido, incluindo a Queen Mary University of Medicine, e publicado na revista científica eClinicalMedicine, aponta que a infecção pelo vírus moneypox, pode provocar inflamação no cérebro e danos neurológicos.

Já havia relatos históricos de complicações neurológicas em pessoas infectadas com o vírus da varíola. Os pesquisadores buscaram entender se o moneypox também era capaz de provocar tais condições. Para isso, eles analisaram todas as evidências anteriores à atual pandemia de varíola dos macacos de problemas neurológicos ou psiquiátricos em pessoas com infecção por varíola dos macacos.

Uma pequena, mas notável proporção de pessoas (de 2% a 3%) com varíola dos macacos ficou muito doente e desenvolveu sérios problemas neurológicos, incluindo convulsões e encefalite (inflamação do cérebro que pode causar incapacidade a longo prazo). Os cientistas também notaram que casos de confusão mental ocorreram em um número semelhante de pessoas. Estes números são baseados em alguns estudos com poucos participantes, ponderam os autores do estudo.

Além dos graves e raros problemas cerebrais, foram encontradas evidências de um grupo mais amplo de pessoas com varíola dos macacos que apresentavam sintomas neurológicos mais comuns, incluindo dor de cabeça, dores musculares e fadiga. Ao analisar os estudos, não ficou claro quão graves eram esses sintomas e quanto tempo duraram. Também não ficou claro quantas pessoas com varíola dos macacos tiveram problemas psiquiátricos — como ansiedade e depressão — já que poucos estudos analisaram isso. Daqueles que o fizeram, o humor deprimido foi frequentemente relatado. (Por Agencia O Globo)

Leia também:

Cariacica prepara esquema de vacinação neste sábado (10)
Baixa adesão vacinal para poliomielite no país preocupa
Serra abre novas vagas de vacinação nesta quinta-feira (8)
Vitória abre 3.190 vagas para vacinação nesta quinta-feira (8)
Queda de cabelo pode indicar problemas de saúde; entenda
Covid-19: Brasil registra 8,8 mil novos casos e 57 óbitos
Cariacica vai realizar vacinação sem agendamento no feriado
Saúde registra mais de 2 mil atendimentos em PA infantil 
Baixa adesão leva Saúde a prorrogar campanha de vacinação
Brasil ganha material biológico para vacina da monkeypox

TAGS:
VARÍOLA DO MACACO | NEUROLÓGICAS | INFECÇÃO | CIENTISTAS | CEREBRAIS