MEIO AMBIENTE

Vaticano reunirá religiosos e especialistas para discutir o clima

A lista dos participantes ainda não foi divulgada, mas, é certo que o papa Francisco participe.

Em 17/06/2021 Referência CCNEWS, Redação Multimídia

Foto: AFP

Prevista inicialmente para novembro de 2020, a conferência foi adiada por conta da pandemia do coronavírus e deve reunir neste ano líderes de 196 países, além de empresas e especialistas.

Quarenta representantes de várias religiões e especialistas vão se reunir no dia 4 de outubro no Vaticano para preparar um apelo contra as mudanças climáticas e em favor da biodiversidade por ocasião da cúpula do clima, marcada para novembro em Glasgow, na Escócia.

O encontro, intitulado “Fé e Ciência”, é organizado pelo Reino Unido, Itália e Vaticano, explicou a embaixadora britânica junto à Santa Sé, Sally Axworthy, durante uma apresentação à imprensa.

“É fundamental ter representantes das principais religiões do mundo”, declarou a embaixadora.

A lista dos participantes ainda não foi divulgada, embora o papa Francisco, grande defensor da preservação do planeta, participe “com toda a certeza”, explicou o bispo Paul Gallagher, chefe das relações do Vaticano com os demais Estados.

Seis reuniões preparatórias virtuais, com personalidades religiosas e cientistas, já foram realizadas para preparar o encontro, disse Axworthy.

“Cada líder religioso e científico expressou seus pontos de vista. Houve uma convergência notável”, assegurou a diplomata.

O encontro visa dar “um impulso sem precedentes à cúpula da COP26”, declarou, por sua vez, o embaixador italiano junto à Santa Sé, Pietro Sebastiani.

A Itália, que atualmente preside o G20, programou uma reunião ministerial informal sobre o assunto em Milão (norte da Itália) de 30 de setembro a 2 de outubro.

Ao mesmo tempo, de 28 a 30 de setembro, 400 jovens com entre 15 e 29 anos de 197 países se encontrarão em Milão para desenvolver suas próprias propostas e debater com os ministros no último dia.

Por outro lado, não está descartada a participação do papa Francisco na conferência do clima na cidade escocesa de Glasgow (COP26) marcada para novembro, assim como a do patriarca Bartolomeu I, líder dos ortodoxos, que também foi convidado pelos organizadores.

Prevista inicialmente para novembro de 2020, a conferência foi adiada por conta da pandemia do coronavírus e deve reunir neste ano líderes de 196 países, além de empresas e especialistas.

O pontífice argentino, extremamente sensível ao tema, lançou em maio uma plataforma eclesial para os próximos sete anos dedicada aos temas abordados na encíclica “Laudato si” sobre a defesa do meio ambiente, para lembrar ao mundo “que nosso planeta está doente e ações ecológicas e eco-sustentáveis são urgentemente necessárias”.

Nessa ocasião, Francisco voltou a denunciar a exploração descontrolada da natureza e as suas consequências para as gerações futuras. (AFP)

Leia também:

ONG: Iniciativa transforma lixo plástico em pranchas de surf
Um clique, uma árvore: Plante uma árvores sem sair de casa
No ES, todos os municípios realizam licenciamento ambiental
Alunos de escolas públicas participam de concurso de redação
Portocel faz ações educativas na Semana do Meio Ambiente
Vale promete recuperar 500 mil hectares de florestas até 2030
Escola supre 20% do consumo de água com sistema de reúso
Daniel Alves, Shakira e príncipe William se unem por mudanças
Maioria das grandes empresas não cumpre metas do clima
Governo do ES cria Programa Ambiental e apoio aos Municípios
Serra apresenta sistemas on-line de Licenciamento e Projetos

TAGS:
MEIO AMBIENTE | CARTA ABERTA | ACORDE DE PARÍS | SAÚDE | ECONOMIA | EMPREGOS