CIÊNCIA & TECNOLOGIA

Vendas de PCs no mundo têm maior queda da história, aponta consultoria

Para IDC, smartphones e tablets estão entre os "vilões" do deslize em 2015.

Em 13/01/2016 Referência JCC

A venda de computadores em 2015 caiu 10,4% em todo o mundo, segundo informações da consultoria IDC divulgadas nesta terça-feira (12). Com 277,5 milhões de unidades comercializadas no ano passado, o mercado de PCs ficou abaixo das 300 milhões de aparelhos pela primeira vez desde 2008 e teve o maior recuo da história, afirma a consultoria que há mais de 50 anos acompanha o mercado de tecnologia.

Até o ano de 2015, o maior recuo anual havia sido o registrado em 2013, de 9,8%. A diminuição nas vendas de computadores foi percebida também pela firma de análise Gartner. A intensidade, no entanto, foi menor, de 8%. Devido a diferenças metodológicas, as duas consultorias, embora mostrem o mesmo cenário, apresentam dados diferentes. Por isso, segundo a Gartner, o ano passado fechou com 288,7 milhões de unidades vendidas.

Segundo a IDC, a derrapada ocorreu porque os computadores continuam a enfrentar dois obstáculos: a concorrência com smartphones e tablets, além do maior ciclo de vidas dos computadores vendidos. O primeiro fator faz com que o consumidor prefira aparelhos móveis, dava a facilidade para funções costumeiramente executadas nos PCs. O segundo faz com que o tempo de troca seja maior.

A queda foi intensificada porque a compra de máquinas em 2014 foi amplificada, dado o fim do suporte da Microsoft ao Windows XP, o que levou os consumidores a procurarem novos PCs para rodarem versões mais atuais do sistema operacional. Além disso, afirma a consultoria, o lançamento gratuito do Windows 10, em 2015, prorrogou a busca para 2016.

No ano passado, a chinesa Lenovo foi a maior vendedora, com 57,1 milhões de unidades no mundo. HP (53,5 milhões), Dell (39 milhões), Apple (20,7 milhões) e Acer (19,6 milhões) completam o top cinco. Entre as maiores fabricantes, só a dona do Mac conseguiu registrar avanço, de 6,2%, de acordo com a IDC.

Já a Gartner inclui a Asus, com 21,1 milhões de unidades, em quarto lugar, à frente da Apple no top cinco. Ainda assim, a empresa norte-americana é apontada como a única a aumentar suas vendas.

Brasil
Os dados referentes a todo o ano de 2015 no mercado brasileiro só saem em março. O relatório sobre o terceiro trimestre, porém, aponta queda de 37% em relação ao mesmo período anterior, o maior deslize trimestral em 10 anos. Por isso, a expectativa da consultoria é que as vendas no Brasil encolham 37% no ano.

Fonte:G1