ECONOMIA NACIONAL

Vendas do varejo crescem 1,1% de janeiro para fevereiro

O volume de vendas do comércio varejista brasileiro teve alta de 1,1% em fevereiro deste ano.

Em 13/04/2022 Referência CCNEWS, Redação Multimídia

Foto: © REUTERS/Paulo Whitaker

O volume de vendas do comércio varejista brasileiro teve alta de 1,1% em fevereiro deste ano, na comparação com o mês anterior. Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), esta é a segunda alta consecutiva do indicador, que havia crescido 2,1% em janeiro.

Dados da Pesquisa Mensal do Comércio (PMC), divulgados hoje (13). mostram que o setor cresceu 1,3% na comparação com fevereiro de 2021 e 1,7% no acumulado de 12 meses. No primeiro bimestre deste ano, no entanto, houve variação de -0,1% em relação ao mesmo período do ano passado.

Na passagem de janeiro para fevereiro, seis das oito atividades do varejo analisadas pelo IBGE tiveram avanço: livros, jornais, revistas e papelaria (42,8%), combustíveis e lubrificantes (5,3%), móveis e eletrodomésticos (2,3%), tecidos, vestuário e calçados (2,1%), outros artigos de uso pessoal e doméstico (1,6%) e hiper, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo (1,4%).

Apenas em artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos e de perfumaria houve queda (-5,6%). Já o setor de equipamentos e material para escritório informática e comunicação ficou estável de um mês para o outro.

Varejo ampliado

No comércio varejista ampliado, que também inclui veículos e material de construção, o volume de vendas subiu 2% de janeiro para fevereiro. O resultado positivo foi puxado pelos veículos, motos, partes e peças (5,2%). Os materiais de construção, por outro lado, tiveram queda de 0,4%.

O varejo ampliado teve altas de 0,3% na comparação com fevereiro de 2021 e de 4,8% no acumulado de 12 meses. No acumulado do ano, no entanto, o setor recuou 0,6%.

Receita nominal

A receita nominal do comércio varejista teve altas de 2,3% na comparação com janeiro deste ano, de 14,3% em relação a fevereiro de 2021, de 12,6% no acumulado do ano e de 14,7% no acumulado de 12 meses.

Já a receita nominal do varejo ampliado cresceu 2,9% em relação ao mês anterior, 14,5% na comparação com fevereiro do ano passado, 13,2% no acumulado do ano e 18,8% no acumulado de 12 meses. (Por Vitor Abdala - Agência Brasil)

Leia também:

Lançamentos de imóveis no país tem uma elevação de 42%
Produção de motocicletas tem alta de 37% no 1º trimestre
Confiança do empresário industrial avança 1,4 ponto em abril
IBGE: Setor de serviços recua 0,2% de janeiro para fevereiro
Custos altos afetam resultados da indústria do cimento
Preço do diesel nos postos sobe pela 2ª semana seguida
Petrobras anuncia uma redução no preço do gás de cozinha
Produção de veículos aumenta 11,4% em março, diz Anfavea
Produção industrial cresce em 11 dos 15 locais pesquisados
Preço do combustível impactou alta recorde da inflação oficial
IBGE: Preços da construção aumentaram 0,99% em março

TAGS:
VENDAS | VEREJO | IBGE | PESQUISA | ECONOMIA