ECONOMIA CAPIXABA

Vendas no Dia das Crianças deve crescer até 3%

O nível de otimismo com a data é um termômetro de como serão as vendas do comércio para as festas no final do ano.

Em 03/10/2014 Referência JCC

Sendo uma das datas comemorativas mais importantes do ano, o Dia das Crianças deve apresentar crescimento moderado nas vendas. A estimativa da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Espírito Santo (Fecomércio-ES) para o dia 12 de outubro é de até 3%, diferente dos 6% estimados no mesmo período do ano passado. De acordo com José Lino Sepulcri, presidente da Federação, o comércio desacelerado nesta data se insere no cenário econômico observado desde o início do ano. 
 
Assim como nas demais datas comemorativas do comércio já ocorridas em 2014, as vendas deverão manter o ritmo ou aumentar de forma moderada se comparadas ao mesmo período do ano passado. “Isto, porque o encarecimento do crédito, a alta taxa de inflação e o endividamento das famílias provocam ritmo lento do consumo, de modo que o otimismo com data é uma prévia de como serão as vendas do comércio para as festas no final do ano”, pondera José Lino.
 
No Estado, os ramos dos tradicionais brinquedos, seguidos de roupas, calçados e jogos eletrônicos devem continuar impulsionados e afetados positivamente com a data comemorativa. No Brasil, tais seguimentos segmento deverão responder por 24,7% do faturamento do varejo com a data, registrando alta de 8,1% em 2014 – percentual expressivo, porém menor do que o avanço apurado no mesmo período de 2013 (+8,8%), segundo a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC). 
 
De acordo com as projeções da Confederação, no Brasil, as vendas para o Dia das Crianças deverão crescer 3,1%, percentual menor do que o crescimento registrado no ano passado, de 5,2%. Este deverá ser o menor crescimento desde 2004, quando o volume de vendas para o “12 de outubro” cresceu 3,0%.
 
Fonte:Fecomercio