SAÚDE

Ventosa e a Liberação Miofascial contra as dores musculares

Métodos são recomendados por especialistas e pretendem combater a instabilidade muscular.

Em 14/01/2022 Referência CCNEWS, Redação Multimídia

Foto: Divulgação

A Liberação Miofascial trabalha na liberação da fáscia, ou seja, tecido cognitivo que recobre a musculatura do corpo.

Técnicas de alívio para as dores musculares tem sido cada vez mais procuradas atualmente. Entre as existentes, duas das técnicas mais em alta são a Ventosaterapia e a Liberação Miofascial. Esses métodos são recomendados por especialistas e pretendem combater a instabilidade muscular, causando alívio imediato.

As técnicas

Liberação Miofascial:
A Liberação Miofascial trabalha na liberação da fáscia, ou seja, tecido cognitivo que recobre a musculatura do corpo. Este tecido tensionado é liberado com instrumentos utilizados pelo profissional que fazem com que o músculo aumente a amplitude, voltando a normalidade.

Ventosaterapia:
A ventosa atua sobre os pontos gatilhos da dor. O procedimento consta na sucção desses pontos gatilhos, aumentando o fluxo sanguíneo e melhora a dor específica através de uma vascularização no local.

Procedimento

Malu Ramos explica que o procedimento completo consiste nas duas técnicas aplicadas em conjunto. Primeiramente é realizada a Liberação Miofascial para tirar a tensão muscular da região afetada pela dor. Após isso, a Ventosa é aplicada no ponto gatilho da dor.

“Muitas pessoas possuem receio em fazer a ventosa por conta dos hematomas, mas quando o procedimento é feito por um profissional qualificado e com a técnica correta, não há nenhum risco", afirma.

A educadora física explica ainda que é normal que a pele fique roxa, por conta da sucção e do aumento de fluxo sanguíneo no local. Entretanto, técnica deve ser usada moderada e corretamente para não passar do ponto. O ideal é deixar a sucção agir por apenas três minutos.

Evitar volta das dores

Para melhorar realmente as dores, Malu Ramos frisa que é necessário a junção do procedimento da ventosa com exercícios físicos que fortaleçam e alonguem os músculos, como o Pilates.

“A ventosaterapia e a liberação, são alívios momentâneos, mas é fundamental que seja feito o fortalecimento muscular e o pilates é um grande aliado, pois trabalha o corpo em geral e os músculos estabilizadores.”, salienta Malu.

Sobre: 
Malu Ramos, é profissional de educação física, formada em 2003. Possui especialização em Fisiologia do exercício. (Por Renato Salgueiro - AsImp)

Leia também:

Ao menos 13 Estados registram alta de internações por covid
Covid-19: agendamento para D1, D2 e D3 nessa sexta (14)
Vacina brasileira contra a covid-19 é aplicada pela 1ª vez
Viana prepara um mutirão para atendimentos neurológicos
Descongelamento de IFA para vacina nacional começa sexta
Covid-19: Vacinação infantil será monitorada, diz Ministro
> ​Vila Velha realiza grande ação para testagem neste sábado (15)
Anvisa recomenda a suspensão definitiva de cruzeiro no País
Associação alerta para risco de falta de testes de covid-19
Estados voltam com medidas restritivas com aumento da covid

TAGS: 
VENTOSA | MIOFASCIAL | MÉTODOS | DORES | MUSCULARES