CIDADANIA

Vereador quer creche para idosos de baixa renda em Vitória.

O projeto do vereador Leonil (PPS) pretende atender idosos com idade a partir dos 65 anos.

Em 25/01/2017 Referência JCC

O vereador Leonil (PPS) protocolou Projeto de Lei que pretende instituir em Vitória o Programa Creche para a Terceira Idade. O projeto pretende atender famílias de baixa renda, que não tem com quem deixar os seus familiares com idade a partir dos 65 anos.

A creche irá funcionar em horário comercial, se necessário, em dois turnos, contando com serviços de acompanhamento médico e nutricional. “A Prefeitura de Vitória já proporciona inúmeras atividades para os cidadãos com a faixa etária objeto da proposta, como os centros de convivência, academias, entre outros. Porém, falta um espaço para que as famílias sem condições de arcar um cuidador ou casa de repouso possa deixar seu ente querido no horário de trabalho”, explica o vereador Leonil.

As despesas com a execução do projeto serão provenientes de dotações orçamentárias próprias, suplementadas se necessário. De acordo com o Projeto de Lei, empresas privadas poderão firmar convênios para desenvolver as atividades do programa

População idosa - Projeções das Nações Unidas (Fundo de Populações) indicam que uma em cada 9 pessoas no mundo tem 60 anos ou mais. O estudo aponta, ainda, que, em 2050, pela primeira vez, haverá mais idosos que crianças menores de 15 anos.

Em 2012, 810 milhões de pessoas têm 60 anos ou mais, constituindo 11,5% da população global. Projeta-se que esse número alcance 1 bilhão em menos de dez anos e mais que duplique em 2050, alcançando 2 bilhões de pessoas ou 22% da população global.

Já no Brasil, segundo pesquisa do IBGE, a população idosa totaliza 23,5 milhões de pessoas. No Espírito Santo, 12,7% da população é de pessoas com 60 anos ou mais de acordo com o último Censo.

Por Luiz Eduardo Neves