POLÍTICA CAPIXABA

Vereadores de Vitória propõem mais segurança nas escolas

A Câmara vai convidar o secretários de Segurança e Educação para debater as propostas.

Em 01/12/2022 Referência CCNEWS, Redação Multimídia

Foto: Teo Gelson Santos/CMV

Os vereadores de Vitória debateram o assunto repercutindo a tragédia ocorrida em duas escolas de Aracruz, em que um adolescente invadiu as escolas e atirou em alunos e professores, vitimando quatro pessoas.

A Câmara Municipal de Vitória vai convidar o Secretário de Segurança e a Secretária Municipal de Educação para debater propostas para aumentar a segurança nas escolas da capital. Durante a Sessão Ordinária nesta segunda-feira (28/11), os parlamentares debateram o assunto repercutindo o evento em Aracruz em que um adolescente invadiu duas escolas e atirou em alunos e professores, vitimando quatro pessoas.

Foi apresentado voto de pesar e um minuto de silêncio pelo falecimento das vítimas.

O vereador Armandinho Fontoura apresentou uma proposta de Projeto de Lei que determina a obrigatoriedade de colocação do detector de metais.

“Esse absurdo deste atentado faz a gente refletir. Estou disponibilizando esse material para aprofundarmos uma medida que possa trazer segurança nas escolas municipais. É nosso dever zelar pela segurança das crianças da comunidade escolar”.

Entretanto, o vereador Luiz Emanuel lembrou que o projeto prevê despesas ao Executivo, o que não é permitido constitucionalmente. Então foi decidido ampliar o debate para encaminhar as sugestões à Prefeitura.

“O projeto do vereador Armandinho está nos possibilitando debater o tema. Podemos convidar o secretário de segurança a vir a Casa para falar sobre o que possa ser feito”, sugeriu o presidente Davi Esmael.

O vereador Duda Brasil acrescentou que poderia ser trazido ao debate, além do Secretário de Segurança, também o de Educação.

“Ninguém tem resposta sozinho, mas buscamos soluções em debates aqui no Plenário”, disse Armandinho.

O vereador Leandro Piquet parabenizou a ação da polícia na investigação e prisão do suspeito do crime em Aracruz e apoiou o debate com os secretários.

Para a vereadora Camila Valadão a cultura do ódio colabora para aumentar as reações agressivas. Ela propôs a construção de um Plano de Segurança para a cidade.

O presidente da Câmara, vereador Davi Esmael concorda com a sugestão de ouvir o Secretário de Segurança e acrescentou que o Prefeito, que é da área de Segurança, além dos vereadores Gilvan e Piquet, podem dar valiosas contribuições para o debate.

“Vamos ter vários momentos de debate, e o primeiro momento é como evitar”, então sugiro focarmos nas secretarias de Segurança e de Educação, indicou Davi Esmael.

Estiveram presentes na sessão os vereadores: Davi Esmael (PSD), Anderson Goggi (PP), André Brandino (PSC); Armandinho Fontoura (Podemos); Aloísio Varejão (PSB); Camila Valadão (PSOL), Luiz Paulo Amorim (SDD); Dalto Neves (PDT), Delegado Piquet (Republicanos); Duda Brasil (União), Gilvan da Federal (PL); Karla Coser (PT), Luiz Emanuel (Cidadania), Maurício Leite (Cidadania). (Por Fátima Pittella/DeCom)

Leia também:

Rigor na investigação da tragédia em Aracruz, pede Lamas
Casagrande anuncia abono de até R$ 7,2 mil para servidores
Governo lança Editais da Cultura 2022 com maior investimento
Câmara de Vitória é órgão público mais transparente do ES
Casagrande transfere cargo para vice Jacqueline Moraes
Estado investe na reforma de praça pública em Ibiraçu
Casagrande autoriza obras do Centro Empresarial em Aracruz
Renato Casagrande assina carta para adesão ao Pacto Global
Governador entrega reforma de escola e anuncia investimentos
Renato Casagrande é reeleito governador do Espírito Santo
Em Cariacica, Casagrande faz corpo a corpo com eleitores

TAGS:
CÂMARA DE VITÓRIA | VEREADORES | SEGURANÇA | ESCOLAS | DEBATES