ESPORTE INTERNACIONAL

Verstappen vence nos EUA e aumenta liderança na Fórmula 1

Na pontuação do campeonato, Verstappen tem 287,5 pontos, contra 275,5 para Hamilton.

Em 24/10/2021 Referência CCNEWS, Redação Multimídia

Foto: Chris Graythen/Getty Images/Red Bull Content Pool / Grande Prêmio

Max Verstappen resistiu na raça à pressão de Lewis Hamilton nas voltas finais e conquistou uma vitória fundamental na sua luta pelo título da Fórmula 1.

Max Verstappen e Lewis Hamilton novamente travaram uma grande batalha nesta impressionante temporada 2021 da Fórmula 1. Na esteira de uma jornada marcada por muita estratégia dos lados de Red Bull e Mercedes, o holandês segurou o ímpeto do seu grande rival nas voltas finais e conquistou uma grande e importante vitória no GP dos Estados Unidos deste domingo (24).

No Circuito das Américas, Hamilton largou melhor e assumiu a ponta ainda na curva 1, mas a Red Bull fez o 'undercut' para retomar a liderança depois do primeiro pit-stop. A Mercedes tentou o troco e fez o segundo pit-stop de Lewis oito voltas depois de Verstappen. Lewis perseguiu o adversário até o fim e até deu pinta de que haveria uma ultrapassagem, mas o dono do carro #33 segurou o heptacampeão na raça e consolidou a vitória em uma disputa muito técnica.

Hamilton teve de se contentar com a segunda posição, mas saiu de Austin com 1 ponto extra por conta da volta mais rápida da corrida. Sergio Pérez fez uma prova solitária, não chegou a pressionar os dois rivais na luta pela vitória, mas tampouco foi ameaçado e faturou seu quarto pódio na temporada ao finalizar em terceiro.

Quanto à pontuação do campeonato, Verstappen agora tem 287,5 pontos, contra 275,5 para Hamilton. Exatos 12 tentos separam os dois, agora com cinco corridas para o desfecho do campeonato.

Charles Leclerc, com a Ferrari, conseguiu um sólido quarto lugar, seguido pela McLaren de Daniel Ricciardo, outro que fez ótima corrida. Valtteri Bottas, que largou em nono, finalizou em sexto depois de ter feito a ultrapassagem em cima de Carlos Sainz nas voltas finais. Apagado, Lando Norris foi o oitavo, seguido por Yuki Tsunoda, da AlphaTauri, e de Sebastian Vettel, que voltou a pontuar na temporada.

Lewis Hamilton foi bem melhor que Max Verstappen na largada e tirou a ponta do holandês desde a curva 1 no Circuito das Américas. O holandês tentou espremer o rival na luta pelo título, mas não contava que Lewis tracionaria muito melhor naquele ponto. Max perderia até a segunda posição, mas Sergio Pérez tirou o pé e evitou a ultrapassagem sobre o companheiro de equipe.

Mais atrás, Charles Leclerc manteve o quarto lugar, enquanto Daniel Ricciardo deixou a Ferrari de Carlos Sainz para trás e assumiu o quinto lugar. Lando Norris seguiu em sétimo. Outro destaque ficou para Yuki Tsunoda, que ganhou duas posições na largada e passou Valtteri Bottas e Pierre Gasly. Quem também teve uma excelente primeira volta foi George Russell, que de último pulou para 14º lugar.

Bottas não tinha um bom ritmo e foi ultrapassado por Gasly, caindo assim para décimo. Hamilton, por sua vez, começava a perder terreno para Verstappen no momento em que a direção de prova habilitou o acionamento da asa móvel.

Com apenas quatro voltas, Esteban Ocon foi o primeiro piloto a parar no pit-lane para fazer a troca de pneus e também a asa dianteira após contato com a Alfa Romeo de Antonio Giovinazzi. O francês colocou compostos duros para sua sequência na corrida. Pouco depois, Nicholas Latifi parou nos boxes da Williams para trocar a asa dianteira e também os pneus.

Lá na frente, a briga era de gato e rato entre Hamilton e Verstappen, sempre com a diferença abaixo de 1s. O holandês acionava a asa móvel para tentar se aproximar do rival na luta pelo título, mas o fato que qualquer tentativa de ultrapassagem parecia complicada, sendo então a única solução o chamado 'undercut', a conquista da posição após a parada para troca de pneus.

Max foi chamado pela Red Bull na volta 11 para fazer a troca dos pneus médios pelos duros. Em contrapartida, Hamilton dizia à Mercedes que seus pneus estavam ok. Lando Norris e Pierre Gasly também fizeram suas paradas naquele momento, enquanto Verstappen voltou à pista em quinto, logo atrás de Ricciardo, mas a ultrapassagem foi feita sem muita perda de tempo.

Pérez parou na volta 13 para trocar pneus e Hamilton fez o pit-stop na volta 14. Foi aí que a Red Bull consolidou o 'undercut' com a ultrapassagem de Verstappen em cima do britânico. Max assumiu a ponta, com Hamilton em segundo e Pérez em terceiro. Leclerc era o quarto e Bottas, quinto, mas o finlandês ainda tinha um pit-stop a fazer, assim como Sebastian Vettel, nono.

Gasly, depois de um bom começo de corrida, ficou bastante lento na pista em razão de um problema na suspensão do carro. O francês foi o primeiro a abandonar a disputa. Em seguida, Bottas fez seu pit-stop e voltou à pista em 11º.

Uma briga que chamava a atenção era entre os veteranos Fernando Alonso e Kimi Räikkönen, que ocupava a 12ª posição na corrida. O bicampeão aparecia logo atrás depois de ter largado em 19º. Em um dos momentos da batalha, Alonso reclamou que o finlandês o ultrapassou na parte de fora da pista ao exceder os limites da curva 1. A direção de prova deu de ombros para a queixa. Logo em seguida, em confronto contra a outra Alfa Romeo, de Antonio Giovinazzi, foi Alonso quem foi além dos limites de pista para fazer a ultrapassagem.

Verstappen continuava na frente com vantagem confortável de 4s6 para Hamilton com 24 voltas percorridas em Austin enquanto Alonso, 'rei do entretenimento' neste domingo, teve de ceder a posição a Giovinazzi para evitar ser punido pela direção de prova. Os dois voltaram a disputar voltas depois, mas o italiano continuou à frente.

Hamilton encurvava ainda mais a diferença para Verstappen quando a direção de prova acionou o safety-car virtual para que um fiscal pudesse ter segurança para retirar uma peça da pista. Àquele momento, na volta 28, a diferença entre os dois era de 3s380.

A Red Bull chamou Verstappen de novo para uma segunda parada, feita na volta 30. O holandês seguiu na prova com um novo jogo de pneus duros. Hamilton, então, voltou à liderança da corrida. Já a Ferrari cometeu um erro durante o processo de pit-stop de Sainz, que era o sexto.

Na sequência, Pérez também foi chamado pela Red Bull. Com estratégia diferente de Verstappen, o mexicano foi para um stint com pneus duros depois de fazer os dois primeiros com compostos médios. Hamilton era o líder com 16s6 de vantagem para Verstappen, mas tinha um pit-stop a menos, e Leclerc era o terceiro, logo à frente de 'Checo'.

Hamilton foi chamado por Toto Wolff, chefe da Mercedes, que disse: "Estamos lutando pela vitória". A resposta do heptacampeão foi direta: "Me deixa, irmão, valeu".

Lewis foi até onde deu, mas teve de ir aos boxes entre a volta 37 e 38 para fazer mais um pit-stop. Com pneus duros novos, o heptacampeão foi para a reta final da corrida em confronto direito com Verstappen pela vitória. A Mercedes partiu com tudo para buscar a vitória e tinha a vantagem de ter pneus novos, contra uma borracha mais gasta usada por Max. A diferença entre os dois era de 8s5.

Pouco a pouco, a diferença entre os dois protagonistas da corrida começou a cair e era de 6s1 com 15 voltas para o fim. Inclusive, o heptacampeão tirou 1s8 da volta 41 para a 42. Desempenho muito mais forte que a Red Bull de Max, de modo que tudo apontava para uma mudança na liderança em poucas voltas.

Outra boa briga era entre Ricciardo e Sainz pela quinta posição, uma batalha que tinha como pano de fundo a luta entre McLaren e Ferrari pelo top-3 do Mundial de Construtores. Os dois, inclusive, chegaram até a se tocar, e Carlos acusou Ricciardo de ter sido sujo e ter batido de propósito. Já Ocon encostou nos boxes da Alpine, recolheu o carro e abandonou a disputa com problemas no motor.

Com dez voltas para o fim da corrida, a diferença de Verstappen para Hamilton era de 3s, e ela continuava a cair. Max não teria tempo para colocar pneus novos e tentar retomar a liderança, de modo que parecia ser mesmo questão de tempo para que o heptacampeão fizesse a ultrapassagem.

A vantagem de Max caiu para 1s6 com seis voltas para o fim, momento em que Alonso também recolhia para os boxes da Alpine. Era o momento crítico e decisivo da corrida.

A briga de gato e rato teve um novo momento com quatro voltas para o fim. A diferença parou de cair, e Verstappen conseguiu mantê-la acima de 1s5. Hamilton insistiu, forçou o ritmo, mas o rival resistiu com bravura mesmo com pneus mais desgastados. Mais atrás, Bottas conseguia passar Sainz.

Com uma pilotagem extremamente valente, o holandês segurou Hamilton de vez até o fim e conquistou uma grande e fundamental vitória para as pretensões de buscar seu primeiro título mundial na Fórmula 1.

Resultado do GP dos EUA:
1) Max Verstappen (Red Bull/Honda)
2) Lewis Hamilton (Mercedes)
3) Sergio Pérez (Red Bull/Honda)
4) Charles Leclerc (Ferrari)
5) Daniel Ricciardo (McLaren/Mercedes)
6) Valtteri Bottas (Mercedes)
7) Carlos Sainz Jr. (Ferrari)
8) Lando Norris (McLaren/Mercedes)
9) Yuki Tsunoda (AlphaTauri/Honda)
10) Sebastian Vettel (Aston Martin/Mercedes)
11) A.Giovinazzi (Alfa Romeo/Ferrari)
12) Lance Stroll (Aston Martin/Mercedes)
13) Kimi Räikkönen (Alfa Romeo/Ferrari)
14) George Russell (Williams/Mercedes)
15) Nicholas Latifi (Williams/Mercedes)
16) Mick Schumacher (Haas/Ferrari)
17) Nikita Mazepin (Haas/Ferrari)
18) Fernando Alonso (Alpine/Renault)
19) Esteban Ocon (Alpine/Renault)
OUT) Pierre Gasly (AlphaTauri/Honda)

Mundial de pilotos:
1) Max Verstappen, 287,5 pontos
2) Lewis Hamilton, 275,5  
3) Valtteri Bottas, 185  
4) Sergio Pérez, 150  
5) Lando Norris, 149  
6) Charles Leclerc, 128  
7) Carlos Sainz Jr., 122,5  
8) Daniel Ricciardo, 105  
9) Pierre Gasly, 74  
10) Fernando Alonso, 58  
11) Esteban Ocon, 46  
12) Sebastian Vettel, 36  
13) Lance Stroll, 26  
14) Yuki Tsunoda, 20  
15) George Russell, 16  
16) Nicholas Latifi, 7  
17) Kimi Räikkönen, 6  
18) A.Giovinazzi, 1  
19) Mick Schumacher, 0  
20) Robert Kubica, 0  
21) Nikita Mazepin, 0  

Mundial de construtores:
1) Mercedes, 460,5 pontos
2) Red Bull/Honda, 437,5  
3) McLaren/Mercedes, 254  
4) Ferrari, 250,5  
5) Alpine/Renault, 104  
6) AlphaTauri/Honda, 94  
7) Aston Martin/Mercedes, 62  
8) Williams/Mercedes, 23  
9) Alfa Romeo/Ferrari, 7  
10) Haas/Ferrari, 0  
(Por Fernando Silva - Grande Prêmio e Por Gabriel Gavinelli - F1 Mania)

Leia também:

Declarações dos pilotos após grid do GP dos EUA da F1 2021
Max Verstappen garante a nona pole no GP dos EUA de F1
Rebeca conquista ouro e prata no Mundial de Ginástica
Pelé 81 anos: Santos, 1º time brasileiro a ganhar Libertadores
Em nome da mãe, Esquiva Falcão confia na vitória em Las Vegas
Fifa anuncia Emirados Árabes Unidos como sede do Mundial
Gasly espera dificuldades em Austin e destaca ondulações
Mundial de Ginástica: Rebeca A. avança a 3 finais de aparelhos
Brasil nas Paralimpíadas não surpreendeu, diz presidente do CPI
Fifa debaterá plano de Copa do Mundo bienal com técnicos

TAGS: 
CLASSIFICAÇÃO | VITÓRIA | AUSTIN | F1 | VERTAPPEN | GP DOS EUA | EUA