TEMAS GERAIS

Viana doa quadros para acervo da Casa dos Açores do ES

A Casa dos Açores do ES recebeu de Viana um kit de quadros em tecido da artesã Ruimaraa.

Em 17/05/2022 Referência CCNEWS, Redação Multimídia

Foto: Secom/PMViana

A Casa dos Açores está situada no Distrito de Ponte José Carlos (Iuru), em Apiacá, que teve povoamento açoriano, em 1842, Viana, cidade-irmã, por sua vez, foi fundada por imigrantes do arquipélago de Açores, conjunto de ilhas de Portugal, no ano de 1813.

Recuperar memórias e olhar para o futuro. É impressionante o trabalho do presidente da CAES - Casa dos Açores Espírito Santo, Nino Moreira Seródio, naquela que será a 7ª Casa dos Açores do Brasil, com expectativa para a inauguração em julho. Há 9 anos, o trabalho e o amor pela história - com documentos e registros - tiveram nesta segunda (16) a contribuição de Viana, que doou para o acervo um kit de quadros em tecido da artesã Ruimara retratando monumentos históricos da cidade. 

A Casa dos Açores está situada no Distrito de Ponte José Carlos (Iuru), em Apiacá, que teve povoamento açoriano, em 1842, Viana, cidade-irmã, por sua vez, foi fundada por imigrantes do arquipélago de Açores, conjunto de ilhas de Portugal, no ano de 1813. Cerca de 210 anos depois da chegada das primeiras 53 famílias açorianas, o município ainda carrega traços da imigração, seja na cultura, religiosidade e até mesmo nas pessoas.

Da comitiva participaram o prefeito Wanderson Bueno, o vice-prefeito Fabio Dias, Regiane Teodoro do Amaral, diretora geral do Ifes Campus Viana, Fabiane Passamani Mariano, professora e pesquisadora do Ifes e Robson Malacarne, professor e coordenador de extensão do Ifes. Todos recebidos pelos prefeitos de Bom Jesus do Norte, Antonio Gualhano Azevedo, Bom Jesus do Itabapoana, Paulo Sergio Cyrillo, e representando o prefeito de São José do Calçado, Cláudio Canova. Um verdadeiro tour pela Casa foi oferecido, com relíquias e registros fotográficos.

E este ano, quando comemora 160 anos, segundo Wanderson Bueno, Viana terá uma programação especial voltada para a história da imigração lusitana no município e na contribuição com a história dos antepassados açorianos que contribuíram com o desenvolvimento de Viana. (Secom/PMViana)

Leia também:

Guerra na Ucrânia pode deixar 90% das pessoas na pobreza
MJSP cria uma rede para coordenar combate à corrupção
Inmet prevê frio em todo o Brasil a partir de domingo (15)
Lua de Sangue especial será visível hoje de todo o Brasil
Atirador mata 10 pessoas em supermercado de Nova York
Governo investe para reduzir extrema pobreza no Espírito Santo
Governo entrega reforma de Companhia da PM em Vitória
Aracruz e Governo do ES assinam OS para obras de valão
Casagrande anuncia obras de conclusão da rodovia ES-124
ES realiza entrega de máquinas agrícolas para municípios

TAGS:
VIANA | DOAÇÃO | CASA DOS AÇORES | ARTESÃ | QUADROS