AGRICULTURA

Viana entrega 30 mil mudas de café conilón para produtores

Prefeitura de Viana entrega 30 mil mudas de café conilón para produtores rurais da cidade.

Em 21/03/2023 Referência CCNEWS, Redação Multimídia

Foto: Julio Victor/PMViana

No local, foram produzidas mais de 30 mil mudas desta variedade de café, que apresenta bom crescimento no solo da cidade.

Com objetivo de ampliar as oportunidades e investir na agricultura familiar, a Prefeitura de Viana, por meio da Secretaria de Agricultura (SEMAG), desenvolve mudas de diversas espécies no Viveiro Municipal. Além de estudos, boa parte dessas espécies é doada para as famílias vianenses.

Neste Dia Mundial da Agricultura, celebrado no dia 20 de março, o destaque vai para o café conilón, uma das espécies cultivadas no viveiro municipal.

No local, foram produzidas mais de 30 mil mudas desta variedade de café, que apresenta bom crescimento no solo da cidade. As mudas serão doadas a pequenos agricultores do município como uma alternativa de aumentar a renda familiar.

Na manhã da última sexta-feira (17), o município iniciou o processo de doação das mudas a produtores rurais. Cada um receberá cerca de mil unidades para a realização do plantio e desenvolvimento da cultura cafeeira de Viana

O prefeito de Viana, Wanderson Bueno, destaca que o projeto visa levar mais uma fonte de renda para a população do campo.

“As mudas de café foram produzidas no nosso viveiro municipal para fortalecer agricultura familiar. Essa variedade foi selecionada por conta do nosso clima, que é ideal para produção, mas também por ser um café de qualidade e que tem grande valor de mercado. Esse é o compromisso da gestão, gerar oportunidades para que todos os vianenses possam crescer junto com a cidade”, pontuou o prefeito.

Segundo o secretário de Agricultura Cezar Lázaro, cada produtor poderá obter até mil mudas de café para plantio, o que irá beneficiar cerca de 30 famílias.

“A proposta é levar essas mudas para os pequenos produtores rurais de Viana. É um trabalho importante para o município por favorecer nosso pequeno produtor rural. Eles poderão adquirir mudas de café para plantar e assim ter uma renda a mais em sua propriedade”, ressalta o secretário. (Secom/PMViana)

Leia também:

São Paulo planeja autossuficiência em milho para o Estado
Mulheres se destacam em vários setores do Agro Capixaba
Vendas da safra de soja do Brasil 22/23 avançam para 35,4%
Produção de açúcar da Índia aumenta 1,8% no acumulado da safra
Brasil habilita mais de 90 empresas a exportar milho à China
Mudança climática pode deixar brasileiro com menos feijão
Anec prevê queda na exportação de soja do Brasil em fevereiro
IBGE vê alta de 5,7% na safra de café do Brasil em 2023
Ferrugem asiática cresce na soja 22/23 do Brasil e eleva custo
São Mateus é a melhor cidade para fazer negócios no agro
Programa Municipal de Fruticultura de Linhares se expande

TAGS:
VIANA | MUDAS | CAFÉ CONILON | PRODUTORES | SEMAG