CIDADANIA

Viana (ES) oferece serviço socioassistencial domiciliar.

Os atendimentos, neste primeiro momento, serão feitos com famílias já cadastradas no CREAS.

Em 16/09/2016 Referência JCC

O novo formato do Serviço de Atendimento Domiciliar a Idosos e Pessoas com deficiência e seus familiares (SADIP) em Viana é uma novidade no Estado, possibilitando que os pacientes tenham em casa o acompanhamento também com cuidador, além do psicólogo, assistente social e terapeuta ocupacional. O objetivo é atender e levar os serviços socioassistencais ao público que não tem condição de ir ao Centro de Referência de Assistência Social (CREAS), que fica em Marcílio de Noronha. O acesso ao serviço se dará ou por demanda espontânea da família e, até mesmo, da própria comunidade; por busca ativa; por encaminhamento dos demais serviços socioassistenciais e das políticas públicas; e por encaminhamento dos demais órgãos do Sistema de Garantia de Direitos. Sabendo da necessidade de atendimento em determinada residência, a equipe fará uma visita ao local, podendo, também realizar atendimentos especializados. Agora, com o cuidador, será possível, também, apoiar os usuários no planejamento e organização de sua rotina diária; monitorar os cuidados com a moradia e limpeza do ambiente e preparação dos alimentos; apoiar e monitorar nas atividades de higiene, alimentação e lazer; acompanhar os usuários nas atividades externas, desenvolver atividades recreativas e lúdicas, e apoiar na orientação, informação e encaminhamentos para serviços, por exemplo.

Os atendimentos, neste primeiro momento, serão feitos com famílias já cadastradas no CREAS e que estejam com casos de violação de direitos, como exploração da imagem, isolamento, confinamento, atitudes discriminatórias e preconceituosas no seio da família, falta de cuidados adequados por parte do cuidador, alto grau de estresse do cuidador, desvalorização da potencialidade/capacidade da pessoa, dentre outras que agravam a dependência e comprometem o desenvolvimento da autonomia desse paciente. A diretora do Departamento da Proteção Especial de Viana, Ingrid Schimitberger, destaca que o SADIP visa minimizar situações de risco indo ao encontro desses idosos e pessoas com mobilidade reduzida para garantir seus direitos.  “O atendimento domiciliar visa contribuir dando o auxílio necessário de superação da possível situação de violência, assegurando o direito à convivência familiar e comunitária. O objetivo também é melhorar a qualidade de vida dessas pessoas contando com a formação dos profissionais que terão uma visão das demandas dessas famílias e o que poderá ser feito para atendê-los”, explica Ingrid.

Capacitação dos profissionais

As visitas começam em outubro, mas na próxima semana, de 19 a 29 de setembro, os cuidadores vão participar de uma capacitação no CREAS, em Marcílio de Noronha, das 8h às 17 horas.   

Casos de violência

Em 2015, o CREAS atendeu aproximadamente 135 casos de violação de direitos. Já neste ano, de janeiro a julho, foram registrados apenas 23 casos. “O maior tipo de violação é a negligência, seguida pelo abandono”, afirma a secretária de Assistência Social, Renda e Cidadania Brunella Tiburtino Alóquio.

Atendimento e Denúncia

É no CREAS, em Marcílio de Noronha, que o serviço de atendimento em casos de violência contra idosos é feito. Sempre de segunda a sexta-feira, das 8h às 17 horas, na Rua Colatina nº 26. Mais informações sobre o serviço podem ser obtidas pelo telefone 3344 3351. Para denúncias de casos suspeito ou confirmação de violência, praticados contra idosos ou pessoas com deficiência, o contato é o 3344 3351, além do Disque 100, Delegacias, Ministério Público, CRAS e Conselho do Idoso.

Fonte: Secom/Viana