EDUCAÇÃO

Viana: Escola prepara alunos para torneio estadual de xadrez

Alunos de todas as turmas da escola estão treinando a modalidade nos horários pré-aulas

Em 10/05/2023 Referência CCNEWS, Redação Multimídia

Foto: Victor Andrade/PMViana

Um jogo que requer raciocínio lógico e estratégia, não envolve o elemento sorte. O xadrez é praticado por milhões de pessoas em torneios, clubes, escolas, e não é diferente na EMEF Cívico Militar João Natalício.

Alunos de todas as turmas estão treinando a modalidade nos horários pré-aulas, para conquistar uma excelente colocação no campeonato estadual. Para jogar é necessário um tabuleiro, feito pelos próprios alunos com matérias recicláveis. Além disso, o jogo também é composto por oito colunas e oito linhas, o que resulta em 64 casas possíveis para a mobilidade das peças.

Letícia Chaider dos Santos, de 14 anos, é a única remanescente dos competidores que participaram do torneio nacional em 2021, realizado no Rio de Janeiro. A aluna comentou sobre sua participação na competição brasileira e suas expectativas para o estadual. 

“Muito feliz em participar de grandes competições. Admito ter achado estranho no começo. Não imaginava que eu ia chegar e participar de uma competição nacional de forma rápido como foi. Infelizmente não ganhamos, mas tudo bem! Agora temos a competição estadual, após a semana de prova vou voltar aos treinos e tentar vencer”, comentou Letícia.

Segundo o professor Thiago Dantes de Menezes, o esporte está ajudando os alunos também em sala de aula. Os mestres de outras disciplinas, como português e matemática comentam que as crianças que participam da equipe de xadrez aumentaram o foco e a concentração nas aulas.

“O xadrez, depois das competições e do ensino médio, vai para vida deles. Eles estão pegando todo o aprendizado ensinado aqui e repassando isso nas aulas, em outros esportes e com a família. Todos estão mais atentos com tudo, até porque o xadrez motiva o aluno a querer estudar, se ele quiser ser o melhor jogador, ele tem que estudar, procurar a melhor jogada, ter atenção e essas qualidades acabam refletindo nas outras matérias e na vida de cada um”, explicou o professor.

O xadrez é a ginástica da inteligência. A melhor educação do estado sempre buscar por inovação e novos meios para ensinar nossas crianças novos conhecimentos, para que, no futuro, se tornem homem e mulheres de bem, dando um cheque-mate nos obstáculos.

A competição estadual está marcada para o mês de junho. O professor continuará com os treinos, e vai selecionar os cinco melhores alunos para representar a EMEF João Natalício e Viana no torneio. (Secom/PMViana)

Leia também:

Centro Pop inaugura sala de Educação de Jovens e Adultos
Estudantes aprendem a reaproveitar resíduos orgânicos
São Mateus realiza entrega de material didático em escolas
Programa de qualificação técnica abre 140 vagas em Linhares
Governo do ES abre edital para a concessão de bolsas de ICT
SOS Escola: diretores de Vila Velha passam por instrução
Linhares: Alimentação saudável é tema de projeto em escola
ES oferta vagas para Programa de Intercâmbio Estudantil
Alunos de Cachoeiro vão receber kits de material escolar
Alunos participam de oficinas de Criação Literária em Vila Velha

TAGS:
VIANA | XADREZ | MODALIDADE | TORNEIO | ALUNOS