AGRICULTURA

Viana faz visita técnica a fazenda voltada para a piscicultura

Prefeito de Viana, Wanderson Bueno, esteve na Propescado, fazenda experimental da Alinutri

Em 26/10/2021 Referência CCNEWS, Redação Multimídia

Foto: Divulgação-Secom/PMViana

A Alinutri se colocou à disposição para prestar assistência técnica a possíveis empreendimentos em Viana, de forma gratuita, colaborando assim com o desenvolvimento da cidade.

O Prefeito de Viana, Wanderson Bueno, esteve na Propescado, fazenda experimental do Grupo Alinutri, onde são testadas rações da empresa e se produz cerca de 500 toneladas peixe/ano, entre Tilápias (maior parte da produção) e Pintados. A visita técnica contou com a presença dos Secretários de Agricultura, Antonio Cezar Lázaro, e do Secretário de Desenvolvimento Econômico, Cesar Albenes.

Foi possível aprender sobre todo o processo de produção e manejo do pescado. A Alinutri se colocou à disposição para prestar assistência técnica a possíveis empreendimentos em Viana, de forma gratuita, colaborando assim com o desenvolvimento da cidade.

Na parte da tarde, os secretários Cezar Lázaro e Cesar Albenes, acompanhados de suas equipes, estiveram em Marataízes para conhecer os projetos de produção de peixes ornamentais e peixes de aquário. Na produção, são utilizados produtos recicláveis para a confecção dos tanques de peixes, tais como lonas e papelão, um processo que traz economicidade, sustentabilidade e alto rendimento ao produtor.

No prazo de um mês a Prefeitura de Viana lançará um programa de fomento à piscicultura na cidade, coordenado pelas Secretarias de Agricultura e de Desenvolvimento Econômico. No projeto, a prefeitura disponibilizará a produção de tanques escavados gratuitamente, além de dar assistência técnica. A Secretaria de Desenvolvimento Econômico tratará de linhas de financiamento e apoio à organização de associações e cooperativas.

“Observamos o potencial técnico e econômico no desenvolvimento da Piscicultura em Viana. Investiremos para que nos próximos anos o município tenha uma nova alternativa econômica que gere renda para o vianense”, destaca o secretário Albenes.

Também estão previstos cronogramas de cursos e visitas com possíveis produtores junto à Alinutri e aos produtores de Marataízes. Viana investirá na Piscicultura como alternativa econômica e para diversificar seu arranjo produtivo no campo. (Secom/PMViana)

Leia também:

CMN remaneja R$ 1,32 bilhão para cafezais afetados por geadas
Brasil tem novas regras para registro de defensivos agrícolas
Cacau de Linhares é finalista do Concurso Nacional de Cacau
Produtores de uva de Linhares fazem visita em Santa Teresa
Banestes faz parceria para apoiar produção de cafés especiais
Produção de uvas cresce cada vez mais em Alfredo Chaves
Incaper exibe experiências da agricultura familiar no Estado
Banestes já liberou 720 milhões em crédito emergencial
Preço do feijão carioca dispara nos mercados de Linhares
Incaper realiza cursos de cultivo de cacau só para mulheres

TAGS:
VIANA | VISITA TÉCNICA | ALINUTRI | PRODUÇÃO | PESCADO