POLICIA

Viana fiscaliza comércios irregulares e eventos clandestinos

Operação integrada "Força Total" é para zelar pela segurança e tranquilidade da população

Em 17/08/2021 Referência CCNEWS, Redação Multimídia

Foto: Altair Helmer/PMViana

"A finalidade da Operação Força Total é evitar aglomerações nos bares e distribuidoras. Além disso, as abordagens e vistorias são feitas em festas clandestinas para garantir o cumprimento da lei e trazer mais tranquilidade aos moradores de Viana" declarou o secretário municipal de Defesa Social, Enoni Erlacher

Para zelar pela segurança e tranquilidade da população vianene, além de garantir o cumprimento das medidas sanitárias obrigatórias contra Covid-19, a Prefeitura de Viana realizou a operação integrada "Força Total" para fiscalizar estabelecimentos comerciais e vistoriar eventos clandestinos no município.

A ação, que aconteceu na última sexta-feira (13), contou com a participação das Secretarias Municipais de Defesa Social (SEMDES) e de Meio Ambiente (SEMMA). Além disso, as equipes da Vigilância Sanitária, Posturas, Disque Silêncio, Comissão Interna de Fiscalização Integrada (COIFIN), Guarda Civil Municipal de Viana,  Polícia Militar e Corpo de Bombeiros, também atuaram na operação.

"As fiscalizações são intensificadas no período noturno, porque a noite é quando existe uma probabilidade maior de acontecer festas clandestinas e aglomerações. A finalidade da Operação Força Total é evitar aglomerações nos bares e distribuidoras. Além disso, as abordagens e vistorias são feitas em festas clandestinas para garantir o cumprimento da lei e trazer mais tranquilidade aos moradores de Viana. Estamos presentes em todo o município para oferecer informações, notificar ou autuar quem desrespeitar as regras", afirma o secretário municipal de Defesa Social, Enoni Erlacher.

Durante o trabalho de inspeção das equipes, que percorreu diversas regiões da cidade, duas notificações foram emitidas, 56 pessoas abordadas, duas pessoas detidas e quatro máquinas caça níqueis recolhidas. Não foi detectada nenhuma festa clandestina.

O secretário Enoni Erlacher disse ainda que os locais são vistoriados conforme denúncias recebidas e mapeamento feito pelas equipes de inteligência da Secretaria Municipal de Defesa Social.

O monitoramento e a fiscalização continuará durante todo o final de semana com a Guarda Municipal, Polícia Militar e Disque Silêncio

Risco Baixo

Mesmo em risco baixo, Viana permanece com as intensas fiscalizações para garantir o cumprimento dos protocolos sanitários.

Confira orientações de restrições do Governo do Estado para cidades classificadas em risco baixo:

• Estabelecimentos comerciais: podem abrir sem restrição de horário, respeitando o limite de um cliente a cada 10 m²;

• Galerias e centros comerciais: podem abrir, respeitando o limite de metade da capacidade de funcionamento, ou uma pessoa por cada 14 metros;

• Bares, restaurantes, lanchonetes, eventos, agências bancárias, parques, cinemas, teatros, circos e estabelecimentos similares: podem funcionar sem limite de horário, respeitando todos os protocolos de distanciamento e de higienização;

• Escolas e faculdades: não há restrição, mas devem ser seguidos os protocolos de saúde e segurança definidos pelo governo;

• Academias: o funcionamento deverá ser realizado exclusivamente com atendimento em horários agendados, garantindo o controle do número máximo de frequentadores concomitantes. Está autorizada, nas atividades aeróbicas, uma pessoa/aparelho a cada 12 m², respeitando distanciamento mínimo de 4 metros. Nas atividades não aeróbicas, uma pessoa/aparelho a cada 10 m² com distanciamento mínimo de 3 metros. Nas aulas coletivas, uma pessoa a cada 8 m² com distanciamento de 2,5 metros entre as pessoas.

Mesmo com a vacinação da população, é fundamental manter alguns cuidados com a higiene pessoal e o distanciamento, que também valem para afastar o risco de gripe e outras tantas doenças respiratórias. (Secom/PMViana).

Leia também:

> A pedido de Moraes, Polícia Federal prende Roberto Jefferson
Em 12 horas, Guarda Civil recupera dois veículos em Vitória
Polícia encontra cena macabra onde casal foi morto pelo filho
PF deflagra operação contra importação ilegal de agrotóxicos
Policia de 9 estados realiza operação contra pirataria digital
ES registra queda de 8,8% de homicídios no 1º semestre
Grande Vitória registra queda histórica de homicídios
Sefaz e PRF apreendem cargas de água mineral sem nota fiscal
Bairro Itararé: Guarda Municipal de Vitória apreende drogas
Guarda Municipal retira barricadas em pontos de Andorinhas
Receptação: Ação da Guarda Civil de Serra fecha ferros-velhos
Repórter da CNN sofre ameaças de seguranças de Bolsonaro
Guarda Civil Municipal detém mais um homicida em Vitóri
Polícia Militar inaugura nova sede da 3ª Companhia em Vitória

TAGS: 
POLÍCIA FEDERAL | PRF | GUARDA CIVIL | POLÍCIA | FURTO | CIDADE | OPERAÇÃO | ROUBO | GOVERNO | SEFAZ