TEMAS GERAIS

Viana inaugura 1º campo de lúpulo experimental municipal

Primeiro campo de lúpulo experimental do país foi inaugurado nesta quarta (11), em Viana

Em 12/01/2022 Referência CCNEWS, Redação Multimídia

Foto: Victor de Andrade-Secom/PMViana

A Prefeitura de Viana será a primeira do Brasil a ter um campo que vai fomentar o plantio e a pesquisa e também o Polo de Cervejas Artesanais.

O primeiro campo de lúpulo experimental do país foi inaugurado nesta quarta-feira (11), em Viana. O campo é localizado no viveiro municipal de responsabilidade da secretaria de Agricultura (SEMAG), que cultiva 68 plantas de oito espécies diferentes de lúpulo. O campo terá capacidade anual de produzir 12 mil mudas.

A Prefeitura de Viana será a primeira do Brasil a ter um campo que vai fomentar o plantio e a pesquisa e também o Polo de Cervejas Artesanais. As mudas serão estudadas para definir quais espécies se adéquam melhor ao clima local, bem como sua produção em quilo por planta e a qualidade de seus óleos essenciais.

O campo servirá como reprodutor de mudas a serem doadas aos agricultores de Viana interessados na produção de lúpulo, que tem seu quilo comercializado em valores que vão de R$ 200 a R$ 300. As mudas plantadas no viveiro começam a produzir a partir de três meses as inflorescências, que contêm substâncias importantes que garantem aroma, amargor e outras propriedades à cerveja.

A Prefeitura de Viana será a responsável por cuidar do campo e dar assistência técnica com agrônomo e técnico agrícola. O Instituto Federal do Espírito Santo (IFES), Campus Vila Velha, participa com os estudos científicos dos óleos e desenvolvimento das plantas.

“Queremos proporcionar aos turistas um polo de cervejarias, para verem a produção do lúpulo, do malte e participem da colheita anual. Vamos levar a festa e outros empreendimentos, que seja gastronomia ou hotelaria, para desenvolver essa rota turística na cidade de Viana. O objetivo é gerar emprego, oportunidade e renda, além de lazer e cultura para nosso município”, pontuou o prefeito Wanderson Bueno.

O campo traz outra novidade: terá iluminação artificial noturna para possibilitar duas produções por ano. Sem essa iluminação só se produziria uma vez por ano, conforme explica Juliano Souza Ribeiro, professor de química do IFES e coordenador do laboratório de análise de cerveja (Lacemp).

“Como este campo, podemos ter um controle de qualidade químico e a garantia de variedades para trabalhar. Serão oito variedades de lúpulo”, comentou o professor.

As mudas utilizadas para a construção do campo de lúpulo foram cedidas pelo Viveiro Ninkasi, em Teresópolis, na região serrana do Rio de Janeiro, o maior viveiro de lúpulo do país e o primeiro a ter mudas com certificação do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa). A Hopfenbüge, produtora de lúpulo de Domingos Martins, e Cyro Vargas, de Venda Nova do Imigrante, também doarão mudas. A construção do campo e os materiais utilizados foram doados pelo empresário capixaba Gabriel Smiderle.


Foto: Victor de Andrade-Secom/PMViana

Centro de formação de cervejeiros

Além do campo de lúpulo, Viana terá o Centro de Formação Profissional do Polo Capixaba de Cervejas Artesanais (Tecnocerva). A Prefeitura de Viana assinou um termo de compromisso com a Agência de Desenvolvimento das Micro e Pequenas Empresas e do Empreendedorismo (Aderes) e o Instituto Federal do Espirito Santo (Ifes) no último mês de novembro para a criação do Centro, que vai suprir a crescente demanda por mão-de-obra qualificada do mercado de cervejas artesanais do Estado.

“Este centro de formação vai trazer capacitação, tecnologia e desenvolvimento industrial, apoiando a retomada econômica e fomentando o agroturismo da cidade”, pontuou o prefeito.

O centro terá ainda uma Fábrica Escola com todos os equipamentos necessários para fabricação de cervejas, como sala de brassagem (maceração), tanque de água quente, tanques de fermentação, câmara fria e outros equipamentos.

A escola será instalada na Escola Municipal Unidocente de Ensino Fundamental (Emuef) Deoclides Pereira, localizada em Pedra da Mulata, região rural de Viana. (Secom/PMViana)

Leia também:

Quebec planeja cobrar imposto adicional de não vacinados
Itens de 1ª necessidade tem variação de 215% em janeiro
MPMG abre inquérito para investigar tragédia em Capitólio
Buenos Aires é atingida por blecaute em meio a onda de calor
Procon-ES divulga balanço anual e bancos lideram ranking
Portal do Servidor conta com 39 serviços totalmente digitais
Cinco pessoas de mesma família morrem soterradas em MG
Cientistas dizem que 2021 foi 5º ano mais quente já registrado
Chuvas fortes atingem as regiões norte e noroeste do Rio
Com fortes chuvas em MG, Vale reduz fluxo de trens na EFVM

TAGS:
VIANA | LÚPULO | SEMAG | CERVEJAS | CERVEJEIROS