AGRICULTURA

Viana inaugura importante equipamento para Peróbas

Prefeito inaugurou um equipamento para os produtores rurais: o climatizador de bananas.

Em 03/04/2023 Referência CCNEWS, Redação Multimídia

Foto: Kaio Torres/PMViana

O climatizador vai ajudar o produtor rural e a agricultura familiar fornecendo uma maior lucratividade e potencializando o meio rural do nosso município.

Os agricultores de Peróbas estão em festa, e festa com direito a fogos de artifício. Na manhã deste sábado (01), o Prefeito Wanderson Bueno inaugurou um equipamento importante para os produtores rurais: o climatizador de bananas.

O climatizador vai ajudar o produtor rural e a agricultura familiar fornecendo uma maior lucratividade e potencializando o meio rural do nosso município. Além disso, o equipamento pretende auxiliar os produtores rurais na produção de bananas. A máquina tem a função de amadurecer a banana e entregá-la, em tempo recorde, para comercialização.

“Quando gestão e comunidade se unem com um só objetivo, conseguimos dar passos muito maiores, a entrega deste equipamento é a prova disso. Parceria entre comunidade, município e estado que será de grande ajuda para os produtores rurais. O climatizador de bananas de perobas é o primeiro comunitário. Existem outros três na cidade, mas são particulares, sendo cobrada taxa dos agricultores para utilização. O nosso não, este é para uso de todos”, afirmou o Prefeito Wanderson Bueno.

A função do climatizador é amadurecer os frutos de forma rápida. Torna-se um método eficaz no controle deste amadurecimento e diminuindo a taxa respiratória dos demais processos bioquímicos e fisiológicos dos frutos. A câmara do climatizador tem 36 m² e capacidade de armazenamento de 500 caixas de banana, cerca de 10.000 mil kg. Com um galpão de 100 m² para carga e descarga de mercadorias.

“Que momento importante! Lutamos juntos por isso e conseguimos sucesso. O climatizador vai ajudar a fomentar a agricultura de viana, principalmente dos moradores de perobas. Os produtores da região terão mais qualidade em seus produtos, com isso, um aumento nas vendas. Estou feliz em fazer parte deste dia”, comentou o secretário de Agricultura César Lázaro”.

Além da presença do Prefeito Wanderson Bueno, a solenidade de inauguração contou com a participação do vice-prefeito Fabio Dias, secretários da gestão, Associação dos Moradores e Agricultores Rurais de Peróbas, Vereadores e moradores da região e demais autoridades. (Secom/PMViana)

Leia também: 

Setor agrícola do Brasil pede R$1,5 bilhão de crédito à Fazenda
Pará confirma caso de vaca louca no interior do estado
Idaf: Espírito Santo está em alerta contra Influenza Aviária
Transporte é ponto desafiador no bem-estar dos bovinos
Vacinação contra febre aftosa é prorrogada outra vez no ES
Campanha de vacinação contra febre aftosa é prorrogada
Exposição Agropecuária de Aracruz será em setembro
Linhares lançará programa municipal de incentivo a Pecuária
Parceria entre Serra e Sebrae melhora qualidade da pecuária
Syntec do Brasil lança duas vacinas biológicas para equinos

TAGS:
VIANA | PRODUTORES | RURAIS | CLIMATIZADOR | BANANAS