EDUCAÇÃO

Viana: Laboratórios móveis e computadores em escolas

Objetivo é usar tecnologia como ferramenta pedagógica para reforçar o processo de ensino.

Em 13/05/2022 Referência CCNEWS, Redação Multimídia

Foto: Secom/PMViana

Os equipamentos possuem jogos interativos de todas as disciplinas e auxiliam as crianças com dificuldades de aprendizagem, transtornos de linguagem, atenção, dislexia, entre outros.

A Prefeitura de Viana, por meio da Secretaria Municipal de Educação, recebeu, na quarta-feira (11), mais de mil computadores e laboratórios móveis. Esses equipamentos vão se somar aos já adquiridos recentemente e fazem parte do investimento de mais de R$ 5 milhões em tecnologias de ensino-aprendizagem realizado pela administração. 

O objetivo é usar a tecnologia como ferramenta pedagógica para fortalecer o processo de ensino-aprendizagem dos mais de 13.500 alunos das 39 unidades de ensino, visando a continuidade da melhoria da qualidade da educação.

“Os alunos desta geração nasceram conectados ao mundo virtual e têm o mundo on-line muito mais integrado à sua realidade. As aulas serão mais criativas, interessantes, dinâmicas, interativas, e os alunos aprenderão com mais facilidade e autonomia”, destacou o prefeito Wanderson Bueno.

“A escola vai aprimorar as Metodologias Ativas já utilizadas em cada unidade de ensino, tornando o espaço cada vez mais agradável de se frequentar, reduzindo ainda mais o índice de evasão escolar, que já está entre os menores do Espírito Santo. Outro ponto importante é que estaremos colaborando diretamente no preparo dos mais jovens para o mercado de trabalho, representando outra grande vantagem da inserção da tecnologia na educação”, ressaltou a secretária de Educação de Viana, Luzian Belisario.

Mesas digitais

Além dos computadores, os alunos de Viana já têm acesso as mesas digitais. Os equipamentos possuem jogos interativos de todas as disciplinas e auxiliam as crianças com dificuldades de aprendizagem, transtornos de linguagem, atenção, dislexia, entre outros, além de tornar o processo de ensino aprendizagem mais lúdica e atrativa.

O dispositivo possibilita a utilização de diferentes aplicativos, com atividades que podem ser realizadas em grupo, proporcionando o raciocínio lógico, a coordenação motora, desenvolvimento intelectual, memorização, atenção e criatividade digital para o aprendizado do currículo. Além do toque humano, a tela reconhece o toque de qualquer objeto, facilitando a acessibilidade. As atividades desenvolvidas possibilitam ao professor obter diagnóstico de aproveitamento de cada aluno praticamente em tempo real. (Secom/PMViana)

Leia também:

Transformação digital facilita vida dos estudantes brasileiro
Estudante de Santa Teresa representa o Estado no Senado
Escola de Vitória realiza a Primeira Semana de Matemática
Inep divulga resultado da primeira etapa do Revalida 2022
Vitória: Seminário da EJA aborda os direitos das mulhere
Enem 2022 registrou 1 milhão de inscritos no primeiro dia
Crianças distraídas: déficit de atenção ou distúrbio auditivo?
Projeto promove ensino sobre computação para meninas
Contar histórias ainda é uma ferramenta pedagógica eficaz
Prazo para inscrição para o Enem 2022 começa nesta terça (10)

TAGS:
ESCOLAS | VIANA | COMPUTADORES | LABORATÓRIOS MÓVEIS | ENSINO