CIDADE

Viana realiza mutirão para atender população após as chuvas

A Prefeitura intensificou o trabalho de limpeza nas ruas da cidade, após as intensas chuvas.

Em 14/10/2021 Referência CCNEWS, Redação Multimídia

Foto: Secom/PMViana

Equipes da Secretaria de Serviços Urbanos e Ordem Pública foram destacadas para trabalharem em todas as áreas que foram afetadas pelas fortes chuvas dos últimos 4 dias. 

A Prefeitura de Viana intensificou o trabalho de atenção aos moradores de limpeza nas ruas da cidade, após as intensas chuvas dos últimos dias. O objetivo é retirar das vias e bocas de lobo/ bueiros toda sujeira, lama e materiais que foram arrastados pelos alagamentos. A Defesa Civil continua monitorando o nível da água dos rios Formate e Jucu. O nível das águas baixou, e a Prefeitura ajudou, por meio de equipamentos de sucção, a retirar a água de dentro de algumas casas dos moradores.  


Bairro Industrial. Foto: Secom/PMViana

Equipes da Secretaria de Serviços Urbanos e Ordem Pública foram destacadas para trabalharem em todas as áreas que foram afetadas pelas fortes chuvas dos últimos 4 dias. 

A cidade não possui mais pessoas desalojadas. Também não há desabrigados e ninguém ficou ferido. 

A limpeza de ruas com carros-pipa e a desobstrução de lixo, galhos e entulhos jogados no Rio Formate na região do bairro Industrial, com uso de utilização da retroescavadeira e caminhão basculante para a retirada de materiais, foram outras ações realizadas. O serviço foi feito em ruas de Bom Pastor, Vila Bethânia e Industrial. 

O serviço de tapa-buracos nos bairros tem previsão de ocorrer a partir desta quinta (14), se o tempo ficar firme.

As Secretarias municipais de Saúde, Defesa Social, Trabalho e Desenvolvimento Social, e Infraestrutura percorreram bairros da cidade fazendo várias ações. Assistentes sociais fazem levantamento da renda per capta das famílias para mapear a necessidade destas pessoas em virtude das chuvas. A ajuda pode vir por meio de saque do FGTS, isenção do IPTU, e entrega de cestas de básicas ou mesmo materiais de limpeza.  Agentes de Saúde orientam sobre os riscos de doenças pós chuvas e dão dicas de limpeza nas casas atingidas. Equipes da Defesa Social fazem o levantamento dos desalojados, e Infraestrutura mapeia as necessidades de obras.

O prefeito de Viana, Wanderson Bueno, informou, no início da noite desta terça, que assinou o decreto de número 232/2021, o que possibilita um poder de resposta maior para obras de infraestrutura e obtenção de recursos do Estado e da União. 

A limpeza e dragagem do Rio Formate, que corta bairros do município e provoca os alagamentos, será autorizada pelo Governo estadual. A solicitação foi realizada em forma de projeto há alguns meses ao Governo do Estado e deve ter início em breve. 

O Rio Formate corta, em Viana, os bairros Formate, Marcílio de Noronha, Industrial, Vila Bethânia, Campo Verde, Coqueiral de Viana e Morada de Bethânia.


Bairro Campo Verde. Foto: Secom/PMViana

"Estamos trabalhando para que a rotina dos vianenses volte à normalidade, mas ainda com atenção redobrada às áreas de risco e ao nível dos rios, e também buscando formas para que em novos períodos de chuvas a população não seja prejudicada", disse o prefeito. (Secom/PMViana)

Leia também:

Prefeitura de Vila Velha já realizou 213 mutirões de limpeza
Prefeitura de Vitória realiza operação tapa-buraco após chuvas
Serra mais iluminada com cerca de 100 pontos de iluminação
Viana decreta situação de emergência devido as fortes chuvas
Cariacica de prontidão para reduzir danos causados pela chuva
Prefeitura da Serra alerta sobre os cuidados em dias de chuva
Turma do Chaves apresenta musical para crianças em Vitória
Defesa Civil alerta que a semana será de chuva em Linhares
Ponto viciado em lixo dá lugar a área de lazer em Jacaraípe
Vitória contempla mais 65 famílias com títulos de propriedade
Município da Serra lança programa cidade empreendedora

TAGS:
VIANA | CHUVAS | TRABALHO DE LIMPEZA | POPULAÇÃO | DEFESA CIVIL