TEMAS GERAIS

Viana registra crescimento de 140% em cadastro de turismo

Viana registra crescimento de 140% de empreendimentos em cadastro nacional de turismo

Em 25/01/2023 Referência CCNEWS, Redação Multimídia

Foto: Kaio Torres/PMViana

Esse dado é resultado do trabalho de conscientização que é desenvolvido pela Secretaria Municipal de Esporte, Cultura e Turismo (SEMECT) junto aos empreendedores turísticos.

O município de Viana teve um crescimento de quase 140% no Cadastro de Prestadores de Serviços Turísticos (Cadastur) no ano de 2022. De acordo com os dados do cadastro do Ministério do Turismo, o município contava com apenas 12 empreendimentos turísticos em 2021, e no último mês de dezembro chegou a 29.

Esse dado é resultado do trabalho de conscientização que é desenvolvido pela Secretaria Municipal de Esporte, Cultura e Turismo (SEMECT) junto aos empreendedores turísticos. Além de visitas constantes aos espaços, abordando o assunto, a equipe também promoveu, em maio de 2022, o 1° Encontro Vianense de Empreendedores Turísticos, onde o Cadastur foi um dos assuntos tratados. O tema foi detalhadamente explicado pelos técnicos da Secretaria de Estado do Turismo (Setur), convidados para compor a programação.

A partir do evento, vários cadastros foram feitos e a meta é ampliar ainda mais esse número em 2023. Para isso, a SEMECT vai entrar em contato com os empreendedores que estão com os cadastros vencidos e os que ainda não se cadastraram.

A Secretaria de Esportes, Cultura e Turismo, Renata Rosa Weixter, reforça que o Cadastro Nacional de Turismo é um dos principais mecanismos da Regionalização do Turismo Brasileiro, permitindo que os empreendimentos turísticos de Viana possam acessar a linhas de financiamento por meio de bancos oficiais, participar de programas de qualificação promovidos e apoiados pelo Ministério do Turismo, além de obterem visibilidade em todo o território nacional nos sites do Cadastur e também a visibilidade no site do Programa Viaje Legal.

O Cadastur é o cadastro de pessoas físicas e jurídicas que atuam no setor turístico e é feito gratuitamente. É obrigatório para Meios de Hospedagem, Agências de Turismo, Transportadoras Turísticas, Organizadoras de Eventos, Parques Temáticos, Acampamentos Turísticos e Guias de Turismo-MEI (Microempreendedor Individual). Outras atividades podem ser cadastradas em caráter opcional. O cadastro permite ao prestador atuar legalmente, conforme a Lei do Turismo, por meio da emissão do Certificado Cadastur, assim como oferece benefícios aos cadastrados.

Geraldo Schafer, proprietário do Sítio Dafamília, em Jucu, é um dos novos empreendedores de Viana que optaram em se cadastrar e ter o selo do Cadastur em seu negócio.

"A empresa, segundo seu ramo de atividade, precisa estar inserida no município, no estado e no mundo. O Cadastur tem esse papel: colocar a empresa ao alcance nacional. Fiz o Cadastur e depois disso, não por acaso, tenho recebido contatos de pessoas de outros estados, e algumas vezes até como pedido de ajuda para obter serviços dos quais a pessoa precisa. Com isso, o Sítio Dafamilia ganha cada vez mais seguidores nas redes sociais e nós ainda, como bons vianenses, ajudamos a divulgar as nossas belezas", relatou Geraldo.

O cadastro pode ser feito gratuitamente em http://www.cadastur.turismo.gov.br/. Em caso de dúvidas, entre em contato com a SEMECT por meio do telefone (27)2124-6764. (Secom/PMViana)

Leia também:

Prova de vida vai passar a ser responsabilidade do INSS
Justiça Federal em MG aceita denúncia criminal por tragédia
Rio Doce ultrapassa cota de alerta e famílias são orientadas
Moraes determina que PF envie cópia de minuta de golpe
FAB distribui 4T de alimentos para comunidades yanomami
Ceturb-ES reforça linhas que atendem aos balneários
AGU pede bloqueio dos financiadores de atos golpistas
Governo Federal muda superintendentes da PF nos estados
Justiça aceita pedido de recuperação judicial das Americanas 
Prisão de investigados por atos antidemocrático é mantida

TAGS:
VIANA | CRESCIMENTO | CADASTRO | TURISMO | EMPREENDIMENTOS