TEMAS GERAIS

"Viemos pela paz", diz presidente da Câmara em visita a Taiwan

Nancy Pelosi visitou a ilha à revelia da Casa Branca e foi recebida pelas autoridades locais.

Em 03/08/2022 Referência CCNEWS, Redação Multimídia

Imagem: Ministério das Relações Exteriores de Taiwan via AFP

A presidente da Câmara dos Representantes dos Estados Unidos, Nancy Pelosi, concluiu nesta quarta-feira (3) sua controversa viagem a Taiwan, que provocou ameaças de retaliação por parte da China.   

A democrata visitou a ilha à revelia da Casa Branca e foi recebida pelas autoridades locais. “Viemos em amizade a Taiwan, viemos pela paz na região”, disse Pelosi em discurso no Yuan Legislativo, parlamento unicameral do país.   

Em seguida, a americana foi recebida pela presidente de Taiwan, Tsai Ing-wen, e prometeu que os EUA “não abandonarão seu compromisso” com a ilha. Além disso, garantiu apoio bipartidário do Congresso à causa taiwanesa. “A América está com Taiwan”, declarou.   

Pelosi ainda ressaltou o desejo de ampliar a cooperação econômica entre os dois países e até acenou sobre um possível acordo comercial, que pode ser “iminente”. “Sei que algumas empresas taiwanesas importantes estão planejando investir nos EUA”, afirmou.   

Já Tsai disse que Taiwan não vai recuar diante das “ameaças militares” da China e vai continuar mantendo a “linha da defesa da democracia”.   

Essa é a primeira vez em 25 anos que um presidente da Câmara dos Estados Unidos visita Taiwan. A última havia sido com o republicano Newt Gingrich, em 1997, quando a China ainda era um país consideravelmente menos poderoso.   

Nos últimos anos, no entanto, o presidente Xi Jinping tem falado abertamente em “reunificar” Taiwan, que Pequim considera como uma “província rebelde”. Para o governo chinês, a visita de Pelosi é uma “interferência inaceitável” em assuntos internos.   

“É uma verdadeira farsa. Os Estados Unidos violam a soberania da China com o pretexto da assim chamada ‘democracia’. Quem ofende a China será punido”, ameaçou o ministro chinês das Relações Exteriores, Wang Yi. 

O país também anunciou manobras militares nos arredores de Taiwan e suspendeu a exportação de areia natural para a ilha.   

Essa matéria-prima é fonte de silício, componente essencial para a produção de semicondutores, um dos pilares da economia taiwanesa.   

Além disso, a China já suspendeu a importação de mais de 2 mil dos cerca de 3,2 mil produtos alimentares de Taiwan. Pelosi deixou Taipei por volta de 18h (7h em Brasília) desta quarta-feira e segue agora para a Coreia do Sul. (Por Ansa).

Leia também:

SuperAção realiza quase 3 mil atendimentos em Barramares
Prefeitura de Cachoeiro lança o serviço Família Acolhedora
Mais famílias da Grande São Pedro recebem suas escrituras
Serra: Taquara I vai ganhar nova praça e iluminação de LED
São Mateus realiza entrega de 6 caminhões-pipa para cidade
Atualização do CadÚnico: mutirão acontece hoje (29) no Cras
Santuário vai receber CRAS Itinerante na próxima semana
Vitória cria Conselho Municipal de Transparência Pública
Viana: ruas do bairro de Ipanema recebem iluminação de LED
Cachoeiro revitaliza praça e quadra esportiva em Basileia

TAGS:
VISITA | PAZ | CÂMARA | TAIWAN | ESTADOS UNIDOS