EDUCAÇÃO

Vila Velha: Alunos de 4 e 5 anos terão aulas de judô na escola

A iniciativa faz parte de um novo projeto da Secretaria Municipal de Educação de Vila Velha.

Em 28/04/2022 Referência CCNEWS, Redação Multimídia

Foto: Assessoria/PMVV

O judô é considerado pela UNESCO como o melhor esporte para a formação integral de crianças e jovens, contribuindo para o desenvolvimento das habilidades psicomotoras e também para valores como o relacionamento saudável, respeito, disciplina e superação.

Novidade para os pais e alunos das turmas do Infantil 4 e 5 da rede de ensino de Vila Velha! Duas Unidades Municipais de Educação Infantil (UMEI) vão fornecer aulas de judô. A iniciativa faz parte do novo projeto da Secretaria Municipal de Educação de Vila Velha.

Inicialmente, 70 alunos participarão das aulas. As inscrições abriram neste mês de abril e todas as vagas foram preenchidas. O professor do projeto e faixa preta de Judô, Leonardo Serra, disse que os pais estão muito animados com a oferta da modalidade:

“Nós conversamos com os responsáveis pelos alunos, fizemos muitas reuniões para entender a expectativa deles e iniciar esse projeto piloto da melhor forma. Os pais ficaram muito animados e todas as vagas foram preenchidas em menos de 12 horas”, contou Leo. 

O judô é considerado pela UNESCO como o melhor esporte para a formação integral de crianças e jovens, contribuindo para o desenvolvimento das habilidades psicomotoras e também para valores como o relacionamento saudável, respeito, disciplina e superação.

A Prefeitura de Vila Velha já oferta o judô para alunos do Ensino Fundamental, mas é a primeira vez para as crianças das turmas do Infantil 4 e 5.

“Tivemos um retorno positivo dos pais, que ficaram animados pela oportunidade. Estamos iniciando o judô em duas escolas e trabalhando para expandir para mais unidades em breve”, compartilhou o coordenador de Esportes Educacionais, Marcelo Fermo. 

Para aumentar a oferta do judô para os alunos de outras escolas municipais, a próxima etapa é formar novos professores.

“Nós vamos realizar as formações com os professores de Educação Fìsica, para que eles estejam aptos a realizarem o projeto em outras unidades de ensino. Também estamos trabalhando no sentido de reorganizar os espaços e na compra de tatames e kimonos para o projeto”, disse Marcelo Fermo.

Na UMEI Vereador Arnaldo Borgo, as aulas já começam na próxima segunda-feira (2). São duas turmas e 40 alunos ao todo, que vão participar dos treinos no contra turno. As aulas acontecem na segunda e na quinta-feira pela manhã e segunda e quarta-feira pela tarde.

“A diretora Katia e toda a equipe escolar da unidade de ensino abraçaram o projeto junto comigo e com a Secretaria de Educação, mobilizando todos os esforços para que, desde o primeiro momento, tudo saia perfeito. E está acontecendo a mesma situação na UMEIEF Prof. Flávia Borgo, a outra unidade que vai iniciar o judô em breve. A diretora Carla e a equipe estão com foco para prepararem todo o local para recepcionar os alunos da melhor forma”, exaltou o professor Leo. (Semcom/PMVV)

Leia também:

Ensino superior aumenta chances no mercado de trabalho
Casagrande fala sobre a Educação do ES em evento nacional
Inep divulga resultado de pedidos de isenção para Enem 2022
Alunos de Viana desenvolvem um projeto de jornal escolar
Sedu analisa respostas dos alunos sobre Novo Ensino Médio
De porteiro a bacharel em Direito: A história de Darlivan
Escola de Marechal Floriano cria projeto de incentivo à leitur
Resultados do Revalida serão publicados nesta terça-feira
Prorrogado prazo de inscrições para o PROETI para sexta (22)
Fies: FNDE prorroga prazo para renovação de financiamento

TAGS:
VILA VELHA | JUDÔ | ESCOLA | ALUNOS | PROJETO