LAZER

Vila Velha é pioneira em brinquedos adaptados e inclusivos

Equipamentos inclusivos foram instalados no parquinho da Prainha, inaugurado domingo (23).

Em 25/05/2021 Referência CCNEWS, Redação Multimídia

Foto: Leticia Siqueira/Assessoria-PMVV

O prefeito Arnaldinho Borgo afirmou que quer espalhar por toda a cidade equipamentos e brinquedos que promovam a inclusão:

Vila Velha completa 486 anos sendo a primeira cidade do Espírito Santo a instalar brinquedos acessíveis e adaptados para crianças com alguma limitação física. Os equipamentos inclusivos foram instalados no novo parquinho da Prainha, inaugurado neste domingo (23) com a presença do governador do Estado, Renato Casagrande, e outras autoridades.

O prefeito Arnaldinho Borgo afirmou que quer espalhar por toda a cidade equipamentos e brinquedos que promovam a inclusão:

“A Prainha é o quintal dos moradores de Vila Velha. Os primeiros brinquedos inclusivos para crianças estão aqui, sendo inaugurados hoje. Vamos incluir pessoas e espalhar por toda nossa cidade. Vamos também reforçar a guarda municipal o dia inteiro na Prainha”.

O governador Renato Casagrande agradeceu a recepção e elogiou o investimento da prefeitura:

“Estou muito feliz com a receptividade que estamos tendo e por ver esses brinquedos para pessoas com deficiência. Muitas vezes, um pequeno investimento gera um retorno extraordinário. Sabemos das necessidades que nossa população tem em infraestrutura, mas com atenção e sensibilidade a gente consegue atender aos anseios da sociedade, dando às famílias a oportunidade de trazerem seus filhos para brincarem”. 

O espaço público de 300 m² onde está instalado o novo parquinho foi totalmente cercado. Foram instaladas estacas e cordas ao redor, fazendo um trabalho similar ao de áreas de restinga.

O local já recebeu a instalação de 12 bancos de praça, para que os usuários possam contemplar a beleza da natureza ao ar livre. Mais quatro novas unidades estão a caminho. A área também está sendo revitalizada, com iluminação de luz branca.

Casa da Memória

Logo após a inauguração do novo parquinho na Prainha, a Prefeitura fez a entrega da Casa da Memória. O local agora conta com mais acessibilidade e recebeu mudanças estruturais, como troca de telhado, impermeabilização, manutenção de portas e janelas, troca da rede elétrica e pintura. 

A exposição permanente da Casa de Memória conta com peças históricas, como réplicas de armas, instrumentos de navegação, painéis ilustrativos, livros históricos, peças de tortura usada nos escravos, replica da Lei Áurea e da pena que a Princesa Isabel assinou a lei.

Ainda se encontra no local uma réplica em escala da caravela Glória, responsável por trazer o primeiro donatário da Capitania do ES, Vasco Fernandes Coutinho; um canhão dos anos 1700; o último exemplar do bonde que circulou na cidade e que, em breve, entrará em restauração total. O acervo do espaço traz a memória das origens capixabas. 

A Casa da Memória de Vila Velha está localizada na rua Luciano das Neves, 14, Prainha. O funcionamento ao público está, neste momento, fechado, podendo ser alterado, de acordo com avaliação a partir do mapa de risco, relacionado ao contágio da Covid-19. (Com informações da Semco/PMVV)

Leia também:

Parque Moscoso recebe cuidados para o conforto do público
Prefeitura de Vitória entrega novas casas no bairro Conquista
Parque Moscoso celebra 109 anos com atrações, beleza e história
Casa Porto reabre as portas após 14 meses e traz exposição
Vitória abre agenda on-line para emitir Carteira de Identidade
Ministra Damares lança Campanha Maio Laranja em Vitória
Beleza de Vitória passa pelas vassouras do pessoal de limpeza
Guarda Municipal retira barricadas em pontos de Andorinhas
Campanha Maio Amarelo alerta sobre segurança no trânsito
Vitória recebe doação de capacetes de respiração assistida

TAGS: 
PARQUE | SEVIÇOS | OBRAS | POLÍTICA | ECONOMIA | CIDADE | EMPREGOS | IPVA | GOVERNO