SAÚDE

​Vila Velha implanta Estratégia de Saúde da Família nas US

Com o modelo de atendimento, a família passa a ser o foco central da assistência prestada.

Em 19/01/2023 Referência CCNEWS, Redação Multimídia

Foto: Assessoria/PMVV

A equipe das Unidades de Saúde é multidisciplinar e formada por médicos e enfermeiros que podem atuar em todas as linhas de cuidado, desde a criança até o idoso.

Agora 100% das Unidades de Saúde de Vila Velha funcionam com a Estratégia de Saúde da Família, seguindo o modelo e as diretrizes do Ministério da Saúde. Este foi um compromisso assumido pela atual gestão e cumprido com dois anos de Governo.

Com o novo modelo de atendimento, a família passa a ser o foco central da assistência prestada. A equipe das Unidades de Saúde é multidisciplinar e formada por médicos e enfermeiros que podem atuar em todas as linhas de cuidado, desde a criança até o idoso. E, quando necessário, o paciente recebe o encaminhamento para uma unidade de referência, para ser atendido por um médico especialista.

Cada equipe de Saúde da Família é responsável por um determinado quantitativo de famílias. Os agentes comunitários realizam o mapeamento da área e o cadastramento da comunidade da região. Com esse cadastro, é possivel conhecer os moradores e suas pessoalidades, como a idade, se possuem alguma doença ou se estão em situação de risco. 

Anteriormente, apenas 29% das Unidades de Saúde atuavam nesse modelo, localizadas nas Regiões 2 e 5 da cidade. Agora, todo o município passa a ter acesso ao serviço, com todas as unidades de todas as regiões sendo de Estratégia de Saúde da Família. 

Entenda como funciona o serviço

A partir do momento em que a família é cadastrada, ela passa a ser acompanhada pela Equipe de Saúde da Família, que é capacitada para atender todos os ciclos de vida. 

As consultas de rotina e demais serviços são realizados na própria Unidade de Saúde de referência e nos domicílios, quando avaliada a necessidade pela equipe.

O elo entre a equipe e as famílias é o Agente Comunitário de Saúde, que realiza visitas domiciliares e acompanha as condições de saúde. O profissional é responsável por contribuir para a qualidade de vida das pessoas e da comunidade, orientar quanto à utilização dos serviços disponíveis e desenvolver atividades educativas com a população, a fim de prevenir doenças e garantir mais saúde.
 
Os Agentes Comunitários de Saúde passaram por curso de formação teórico e prático e já estão atuando no município. Além de capacitados, os profissionais também estão uniformizados, para facilitar que a população os identifique e os recebam nos domicílios. (Semcom/PMVV)

Leia também:

> Fiocruz estuda antiviral de uso oral para combater a covid-19
Equipe da Saúde inicia diagnóstico em indígenas de Yanomami
Contato com a natureza pode ajudar no controle de doenças
Serra oferece testagem rápida para Covid-19 em laborátorio
Pfizer oferece vacinas a países de classe baixa a preço de custo
Saúde distribui 740 mil doses da CoronaVac para crianças
Serra abre novas vagas para vacinação nesta segunda (16)
Caps realiza Dia de vivência sobre saúde mental, em Linhares
Fiocruz alerta possível aumento de nova linhagem do coronavírus
Sábado (14) tem vacinação sem agendamento em Vitória

TAGS:
UNIDADE DE SAÚDE | FAMÍLIA | VILA VELHA | ATENDIMENTO | MINISTÉRIO DA SAÚDE