CIDADE

Vila Velha inaugura Centro Integrado Verão Seguro em Itapuã

A Prefeitura se preparou para promover um verão seguro e se planejou para estar atuante.

Em 27/12/2021 Referência CCNEWS, Redação Multimídia

Foto: Adessandro Reis/PMVV

O Centro Integrado fica na Praia de Itapuã, no encontro das avenidas Jair de Andrade e Antônio Gil Veloso, ponto estratégico para apoio das equipes em toda a orla.

A cidade já vive um aumento de circulação de pessoas com a chegada do verão. Hotéis e pousadas registram um aumento na ocupação. Com isso, a Prefeitura se preparou para promover um verão seguro e se planejou para estar mais atuante e presente, seja com a força de segurança, a Guarda Municipal, integrada com a Polícia Militar, Polícia Civil e Corpo de Bombeiros, mas também com a Vigilância Sanitária, Vigilância Epidemiológica, Postura e Meio Ambiente. Para isto, montou um Centro Integrado, onde estarão instalados cada um destes agentes, oferecendo atendimento e serviço para o cidadão. A estrutura terá ainda um posto de informações ao turista. 

O Centro Integrado fica na Praia de Itapuã, no encontro das avenidas Jair de Andrade e Antônio Gil Veloso, ponto estratégico para apoio das equipes em toda a orla. A estrutura vai ter um posto de atendimento da Guarda Municipal, que será referência para o cidadão e apoio para as equipes que estarão de serviço. A GM já está atuando com a Operação Verão, que aumentou a presença nas áreas da orla e proximidades, formando um cinturão de segurança. Agora, além das viaturas, o cidadão poderá buscar informações ou registrar algo suspeito direto na base. Ressalta-se ainda que a Polícia Militar, a Polícia Civil e Corpo de Bombeiros também usarão a base.

O local foi entregue na manhã desta segunda-feira (27), com a presença do prefeito Arnaldinho Borgo, do vice-prefeito Victor Linhalis, secretários municipais e outras autoridades. O principal ponto destacado foi a atuação integrada e a prestação de serviços ao cidadão, num dos locais com maior presença de pessoas neste período.

O prefeito destacou a importância da atuação integrada que já é realizada na cidade pelas instituições de segurança, ampliando agora para outros serviços do município:

“Nosso objetivo aqui é criar um ambiente de família e que todos se sintam seguros. Tanto com a presença da nossa Guarda Municipal, quanto das polícias Militar, Civil e do Corpo de Bombeiros, mas para além disso, a Prefeitura estará aqui fisicamente todos os dias. Vamos atender o cidadão e o turista que nos visita, naquele que pode ser um dos verões mais movimentados da nossa história”, comentou Arnaldinho.

A subsecretária da Guarda Municipal, comandante Landa Marques, reforçou que o objetivo é promover mais segurança e ser um ponto de referência para as pessoas. O secretário de Defesa Social e Trânsito, tenente-coronel Geovanio Silva Ribeiro, complementou:

“Hoje estamos entregando um equipamento que, além de acolher o cidadão que estiver buscando o serviço da Prefeitura, dará condições de trabalho dignas aos profissionais que vão atuar nas nossas praias, tanto os agentes de segurança quanto fiscais e demais servidores”, pontuou.

Funcionamento e outros serviços

O horário de funcionamento é de 8 às 22h para a Guarda Municipal e, para os demais serviços municipais, de 8h às 18h. O objetivo é levar todos os serviços úteis ao cidadão frequentador das praias da cidade. 

Para isso, além das forças de segurança, a Secretaria de Saúde estará no local com a Vigilância Sanitária e Vigilância Epidemiológica, e a população poderá acessar serviços de vacinação, testes de Covid-19 e orientações sobre segurança alimentar. 

A fiscalização de Postura, responsável pela organização da cidade, ficará atenta ao cumprimento das regras nas praias da cidade, como utilização adequada de calçadão e areia por comerciantes, ambulantes e afins. Qualquer denúncia poderá ser registrada no Centro integrado.

A Secretaria de Meio Ambiente atuará no Centro Integrado com as equipes de fiscalização, educação ambiental e coordenação de bem-estar animal. A fiscalização vai coibir ações como churrascos em áreas proibidas, utilização de mesas e cadeiras nas áreas de restinga e os limites de volume do som. Uma campanha de conscientização ambiental, em conjunto com os quiosques, será iniciada. 

O turista também encontrará um ponto de apoio com informações sobre programação cultural, eventos, história e locais abertos à visitação na cidade. Mapas e guias serão distribuídos àqueles que visitam a cidade e quiserem conhecê-la melhor. (Semcom/PMVV)

Leia também:

Novembro teve recorde na geração de empregos em Vila Velha
Linhares é destaque na geração de empregos no Espírito Santo
Procon da Serra alerta para cuidados na troca de presentes
Prefeitura de Serra acelera obras do Orçamento Participativo
Guarda Municipal da Serra entrega presentes em comunidades
Orla de Cariacica: Prefeitura contratou empresa para as obras
> ​Santuário vai receber CRAS Itinerante na próxima segunda (27)
Ruas da Serra recebem iluminação pública pela primeira vez
Cantata para celebrar o natal nesta quarta (22) em Serra Sede
Guarda-vidas entram em ação no fim de semana em Linhares

TAGS:
VILA VELHA | CENTRO INTEGRADO | VERÃO SEGURO | GCM | SEGURANÇA