DR-ANIMAL

​Vila Velha lança o maior programa de castração do Estado

Após anos de espera, o município de Vila Velha avança no controle populacional de animais

Em 22/12/2021 Referência CCNEWS, Redação Multimídia

Foto: Adessandro Reis/PMVV

Importante ressaltar que os animais passarão por avaliação médica veterinária pré-operatória, exames laboratoriais pré-operatórios e risco cirúrgico antes dos procedimentos finais anestésico-cirúrgicos de esterilização.

Após anos de espera, o município de Vila Velha avança no controle populacional de cães e gatos. O Programa Operacional de Controle Animal (POCA) foi lançado na manhã desta terça-feira (21), com a assinatura do prefeito Arnaldinho Borgo. O evento contou com a presença de protetores, entidades de proteção animal, da juíza de Execuções Penais de Vila Velha, Patrícia Faroni, vereadores e a equipe da secretaria de Meio Ambiente. O evento aconteceu no auditório do Centro de Treinamento e Capacitação (Titanic), localizado na Praça Duque de Caxias, no Centro. 

O ato de assinatura foi marcado pela participação da cadela Pepper, que foi abandonada em um apartamento junto de outros seis cães. A Prefeitura resgatou a Pepper no início do ano, tratou dela até ficar apta para adoção. Hoje a Pepper, assim como os outros pets do apartamento, foi adotada e vive em um lar onde é tratada com muito amor e carinho. O dia de Pepper foi marcante mais uma vez. Agora ela foi embaixadora durante a assinatura do Projeto POCA, deixando sua patinha registrada no documento oficial.

O prefeito Arnaldinho Borgo lembrou que iniciou a política de Bem-Estar Animal no município logo no início do ano e com avanços importantes na proteção e saúde única.

“Vila Velha tem sido a cidade referência em Bem-Estar Animal no Espírito Santo e seremos, com esse trabalho intenso da nossa equipe, referência nacional. Investimento feito agora no Bem-Estar Animal que ninguém nunca fez. É prioridade de governo, está incluído no Plano Plurianual e se torna um legado nosso para o futuro da cidade”, explicou o prefeito. 

O secretário de Meio Ambiente Ricardo Klippel Borgo disse que o Programa veio para ser referência nacional:

“Não é um projeto. O POCA é um programa que veio para ficar. Neste primeiro ano, serão 4.600 castrações/ano, mas nossa meta é aumentar a cada ano”, destacou.

Segundo o médico veterinário e coordenador do Bem-estar Animal de Vila Velha, Celso Christo, o POCA é o maior programa de controle de natalidade do Estado:

“O processo se dará em duas fases: primeiro, faremos o credenciamento das clínicas e hospitais veterinários para prestação dos serviços. Após este momento, faremos o cadastramento do público que será atendido, que são os munícipes de baixa renda e os protetores de animais”, detalhou. 

Importante ressaltar que os animais passarão por avaliação médica veterinária pré-operatória, exames laboratoriais pré-operatórios e risco cirúrgico antes dos procedimentos finais anestésico-cirúrgicos de esterilização (conhecidos popularmente como “castração”). 

Nos próximos dias, a Prefeitura de Vila Velha irá publicar os editais de chamamento público, com as Instruções Normativas que trarão os regulamentos oficiais do Programa.

Veículos conduzidos por animais proibidos

Durante o evento de lançamento do POCA, o Prefeito Arnaldinho Borgo também sancionou a Lei que proíbe veículos de tração animal em áreas urbanas do município. Agora fica proibido a circulação de veículos de tração animal ou a utilização de animais para condução de cargas em vias públicas urbanas e nas faixas de domínio das rodovias de Vila velha.

Nas áreas rurais, a atividade poderá ser exercida desde que os animais não apresentem sinais de maus tratos. (Semcom/PMVV)

Leia também:

Vila Velha lança um programa de castração de cães e gatos
Dezembro Verde: Vitória na luta contra abandono de animais
Cariacica realiza feira de adoção de animais neste domingo
> ​Antirrábica Mais de 40 mil animais vacinados em Vila Velha
Prefeitura de Guarapari supera meta vacinal de cães e gatos
Prefeitura da Serra supera a meta na vacinação antirrábica
Vitória imunizou mais de 10 mil cães e gatos contra a raiva
Vacinação Antirrábica em Vila Velha segue neste sábado (23)
Campanha antirrábica imuniza 13 mil animais em Vila Velha
Começa sábado (16) a Vacinação Antirrábica em Vila Velha

TAGS:
CÃES | GATOS | ANIMAIS | CASTRAÇÃO | VILA VELHA