CIDADE

Vila Velha lança projeto de atenção emocional do professor

A Gerência de Saúde apresenta o Projeto Saúde e Atenção Emocional dos Professores.

Em 13/05/2021 Referência CCNEWS, Redação Multimídia

Foto: Print vídeo/PMVV

O tema escolhido para o primeiro vídeo da websérie apresenta o conceito da ansiedade e técnicas simples de como aliviar os sintomas que podem impactar diretamente no dia a dia.

A Prefeitura de Vila Velha, por meio da Secretaria Municipal de Educação, pautada no programa "Vila Velha do Futuro", da Gerência de Saúde, Educação e Prevenção, apresenta o “Projeto Saúde e Atenção Emocional dos Professores”, com o objetivo de incentivar a adoção de práticas e hábitos saudáveis para melhoria da qualidade de vida.

O projeto engloba três ações: a “Websérie@semed”, com a finalidade de produzir uma série de vídeos mensais sobre temas como ansiedade, depressão, cuidados com a voz, entre outros, que serão disponibilizados na plataforma municipal de ensino “Escola Tá ON” e no canal da Secretaria de Educação. Seminários virtuais também fazem parte das ações, com lives relacionadas ao autocuidado, gestão das emoções, virtudes, inteligência e comunicação emocional, gestão de luto na pandemia, lideranças escolares e escuta coletiva.

Outro ponto importante é a escuta. Um grupo de apoio, formado por uma equipe multiprofissional, vai oferecer um espaço de acolhimento aos profissionais da educação, utilizando estratégias para atendimento coletivo, de forma virtual e individual. Para o atendimento individual, neste período de pandemia, todos os contatos devem ser feitos pelo e-mail: gsep.semed@edu.vilavelha.es.gov.br, a fim de preservar a confidencialidade, a privacidade dos envolvidos e a saúde.

O tema escolhido para o primeiro vídeo da websérie apresenta o conceito da ansiedade e técnicas simples de como aliviar os sintomas que podem impactar diretamente no dia a dia, com orientações da psicóloga e Gerente de Saúde, Educação e Prevenção, Sônia Maria. Segundo ela, a ansiedade é uma experiência humana que varia consideravelmente, de acordo com a situação vivida e o ambiente:

“Diante do contexto de pandemia que vivemos, sintomas de ansiedade têm surgido com muita frequência, motivo pelo qual iniciamos nossa websérie com esse tema”, disse.  (Com informações da Semco/PMVV)

TAGS:
AUXÍLIO | SOLIDARIEDADE | ALIMENTO | SAÚDE | EMPREGOS | CIDADE | PANDEMIA