DR-ANIMAL

Vila Velha lança um programa de castração de cães e gatos

Na próxima terça, a Prefeitura lança o P.O.C.A. (Programa Operacional de Controle Animal)

Em 17/12/2021 Referência CCNEWS, Redação Multimídia

Foto: Assessoria/PMVV

Segundo o médico veterinário e coordenador de Bem-Estar Animal do Município, Celso Christo, o objetivo é interromper a reprodução indiscriminada de cães e gatos, diminuindo a incidência de abandonos e transmissão de doenças, classificadas como zoonoses.

Na próxima terça-feira (21), a Prefeitura de Vila Velha, por meio da Coordenação de Bem-Estar Animal (CBEA) da Secretaria de Meio Ambiente, lança o P.O.C.A. (Programa Operacional de Controle Animal) que visa o controle populacional de cães e gatos no município.

O Secretário de Meio Ambiente, Ricardo Klippel, explicou que o P.O.C.A. atenderá a população de baixa renda e os protetores de animais:

“Nossa previsão é atender mais de 4 mil animais por ano no município”, ressaltou.

Segundo o médico veterinário e coordenador de Bem-Estar Animal do Município, Celso Christo, o objetivo é interromper a reprodução indiscriminada de cães e gatos, diminuindo a incidência de abandonos e transmissão de doenças, classificadas como zoonoses. Por isso, este programa também é classificado como programa de Saúde Pública, dentro do novo Conceito Internacional que se chama SAÚDE ÚNICA ou ONE HEALTH.

“Vamos estimular as pessoas de baixa renda e os protetores de animais a castrarem os animais, através do cadastro feito na Coordenação de Bem-Estar Animal.O processo se dará em fases: primeiro, faremos o credenciamento das clínicas e hospitais veterinários para prestação dos serviços. Após este momento, faremos o cadastramento dos munícipes de baixa renda e os protetores de animais. Inicialmente, faremos o serviço pelas clínicas e hospitais veterinários. Contudo, nosso objetivo maior é realizar estes serviços através do Centro de Atendimento Veterinário, que já possui projeto em curso", detalhou.

Os animais passarão por avaliação médica veterinária pré-operatória, exames laboratoriais pré-operatórios, risco cirúrgico, agendamento de procedimentos anestésico-cirúrgicos de esterilização (conhecidos popularmente como “castração”). A concretização da realização do procedimento anestésico-cirúrgico de “castração” evita que os animais possuam capacidade de se reproduzir, evitando filhotes e ainda possuem indicação medida pelo fato de aumentar a qualidade e o tempo de vida dos animais castrados, evitando inclusive doenças ao longo da vida.

Contudo, Celso Christo explica que a criação do POCA interfere diretamente no convívio entre os seres humanos, os animais e o meio ambiente, criando um ambiente harmônico entre estas três partes:

“O Programa POCA é a materialização de um grande sonho da população e que vai dar a oportunidade aos munícipes que não podem pagar pelo serviço veterinário de “castração” e aos protetores de animais que, de fato, contribuem com a causa animal. Após décadas sem políticas públicas reais para os animais, o município de Vila Velha fará o maior programa de controle de natalidade do Espírito Santo, devidamente classificado como Projeto Estruturante da Gestão do prefeito Arnaldinho Borgo, que prioriza nesta gestão o apoio incondicional ao Bem-Estar Animal.”

O próximo passo agora é aguardar a publicação dos editais de chamamento público, que será amplamente divulgado em redes oficiais de comunicação da PMVV, assim como as Instruções Normativas que trarão os regulamentos oficiais. (Semcom/PMVV)

Leia também:

Dezembro Verde: Vitória na luta contra abandono de animais
Cariacica realiza feira de adoção de animais neste domingo
> ​Antirrábica Mais de 40 mil animais vacinados em Vila Velha
Prefeitura de Guarapari supera meta vacinal de cães e gatos
Prefeitura da Serra supera a meta na vacinação antirrábica
Vitória imunizou mais de 10 mil cães e gatos contra a raiva
Vacinação Antirrábica em Vila Velha segue neste sábado (23)
Campanha antirrábica imuniza 13 mil animais em Vila Velha
Começa sábado (16) a Vacinação Antirrábica em Vila Velha
Vitória inicia Campanha de Vacina Antirrábica nesta semana

TAGS:
CÃES | GATOS | ANIMAIS | CASTRAÇÃO | VILA VELHA