TEMAS GERAIS

Vila Velha recebe certificação de qualidade ambiental

O Júri Internacional do programa certificou 40 locais no país, incluindo a Praia da Sereia.

Em 16/11/2022 Referência CCNEWS, Redação Multimídia

Foto: Assessoria/PMVV

O evento agraciou 29 praias e 11 marinas, que cumpriram os 38 critérios estabelecidos para conquistar a certificação ambiental.

Aconteceu na última sexta (11), na cidade de Niterói, no Rio de Janeiro, a cerimônia de entrega do Prêmio Bandeira Azul para a temporada 2022/2023. Para a nova temporada, o Júri Internacional do programa certificou 40 locais no país, incluindo a Praia da Sereia, em Vila Velha.

O evento agraciou 29 praias e 11 marinas, que cumpriram os 38 critérios estabelecidos para conquistar a certificação ambiental. Os critérios têm como foco a gestão ambiental, qualidade da água, educação ambiental, segurança e serviços, turismo sustentável e responsabilidade social desses espaços, e devem ser mantidos e comprovados anualmente.

A solenidade contou com a presença de representantes do Ministério do Turismo, da Associação Nacional de Municípios e Meio Ambiente e da SOBRASA, que são membros do Júri Nacional. Além disso, estiveram presentes representantes e gestores dos locais certificados.

De acordo com o gestor municipal do Bandeira Azul, Ademir Pontini, que representou Vila Velha em Niterói, “continuamos sendo a primeira e única cidade do Espírito Santo a ter uma praia com certificação de excelência internacional. Esta é a nossa segunda temporada com essa importante marca para a população”.

“Temos um modelo de praia de excelência, que beneficia o morador que desfruta desse ambiente o ano inteiro e quem nos visita, atraindo turistas para conhecerem as nossas belezas naturais”, destaca o secretário de Cultura e Turismo, Paulo Renato Fonseca Júnior.

O hasteamento da Bandeira Azul acontece em dezembro, no início da temporada de verão no hemisfério sul.

A certificação

A Bandeira Azul é um prêmio ecológico, voluntário, concedido a praias, marinas e embarcações de turismo. Para se qualificar, há uma série de critérios, com foco em gestão ambiental, qualidade da água, educação ambiental, segurança e serviços, turismo sustentável e responsabilidade social, que devem ser atendidos, mantidos e comprovados anualmente. É uma certificação internacional pelo reconhecimento de um padrão de qualidade e excelência. 

Para receber a certificação, é necessário que o local tenha excelente balneabilidade, infraestrutura no padrão do programa, organização das atividades esportivas praticadas in loco e desenvolvimento de atividades educacionais voltadas para a conscientização de preservação do meio ambiente. (Semcom/PMVV)

Leia também:

Seger promove leilão on-line de bens móveis inservíveis
'É o início do fim da guerra', diz Zelensky em Kherson
Fazer secular das panelas de barro é tema de questão do Enem
Flordelis é condenada a 50 anos de prisão por morte do marido
ES participa de encontro internacional de pesquisa
Casagrande participa da abertura do evento de transporte público
Golpe do consórcio: Procon de VV orienta população
Programa Wi-Fi Brasil leva internet a mais 500 pontos do país
Prefeitura da Serra realiza projeto “Oficinas com Famílias”
Cantora Gal Costa morreu aos 77 anos, em São Paulo
TCE-ES: Cinco municípios do ES atingiram limites de gastos

TAGS:
VILA VELHA | PRAIA | CERTIFICAÇÃO | AMBIENTAL | QUALIDADE