EDUCAÇÃO

Vila Velha: Rematrículas na rede municipal vão até quarta (30)

Agora é possível fazer a rematrícula o aluno virtualmente, pelo aplicativo “Vila Velha ON”.

Em 22/11/2022 Referência CCNEWS, Redação Multimídia

Foto: Adessandro Reis/PMVV

Optando pela rematrícula online, o responsável tem até o dia 31 de janeiro para comparecer na escola para assinar a documentação e entregar o comprovante de residência atualizado e a declaração de atualização vacinal. 

Pais e responsáveis, fiquem atentos ao prazo de rematrículas da rede municipal de ensino de Vila Velha! É que acaba no dia 30 de novembro o prazo para rematrículas para o ano letivo de 2023.

E uma novidade este ano é que todo o processo pode ser feito de forma remota! Agora é possível rematricular o aluno virtualmente, pelo aplicativo “Vila Velha ON” ou AQUI. 

A inovação diminui filas nas escolas, além de desburocratizar e agilizar o processo. Optando pela rematrícula online, o responsável tem até o dia 31 de janeiro para comparecer na escola para assinar a documentação e entregar o comprovante de residência atualizado e a declaração de atualização vacinal. 

O responsável que preferir, ainda pode fazer a rematrícula presencialmente na secretaria escolar que o aluno estuda. O procedimento é ir até a escola para atualizar o cadastro, levar seus documentos pessoais e do aluno, comprovante de residência e a declaração de atualização vacinal. 

Calendário de remanejamento e novas matrículas

O período de remanejamento, ou seja, quando um aluno precisa ser transferido para outra escola porque a atual não oferece a turma seguinte, acontece do dia 14 de dezembro a 6 de janeiro para os alunos das unidades municipais de Educação Infantil e de 27 de dezembro a 13 de janeiro para o Ensino Fundamental.

Já a efetivação de novas matrículas vão começar a partir de 16 de janeiro. As escolas entrarão em contato com os responsáveis por meio do número de telefone cadastrado, solicitando o comparecimento na unidade municipal. A chamada segue a ordem da lista de espera e é realizada de acordo com o número de vagas disponíveis.

Aquele responsável que deseja matricular a criança ou adolescente na rede municipal, deve procurar alguma unidade de ensino para realizar o cadastramento do estudante no Sistema de Gestão Escolar. O prazo é até o dia 31 de dezembro, ou então do dia 2 a 13 de janeiro ou após 1º de fevereiro.

Mais vagas disponíveis na rede municipal

Para 2023, a Prefeitura de Vila Velha vai oportunizar mais 1.400 vagas na rede municipal, com a inauguração de uma escola de Educação Infantil em Araçás e duas de Ensino Fundamental, uma em Vale Encantado e outra em Terra Vermelha.

A rede municipal já tem capacidade de atender mais de 56 mil alunos. Para 2022, Vila Velha já havia ampliado o número de vagas, com a inauguração de três escolas de Educação Infantil e uma de Educação Infantil e Ensino Fundamental, além de ter municipalizado cinco escolas estaduais de Ensino Fundamental.

Ampliação do Tempo Integral

Outro grande investimento da Prefeitura de Vila Velha é a ampliação de escolas que ofertam o tempo integral. Em 2022, foram ofertadas mais 1.700 vagas, com mais cinco escolas oferecendo a jornada ampliada para os alunos. 

E para o próximo ano, novamente Vila Velha vai oportunizar mais vagas. O município foi aprovado e contemplado no PROETI, recebendo o repasse de R$ 2,2 milhões para o fomento de escolas de Ensino Fundamental de Tempo Integral. (Semcom/PMVV)

Leia também:

Período aberto para Pré-Matrícula da Rede Pública Estadual
Governo lança Programa Qualificar ES - Formação Avançada
Enade: alunos têm até sábado para preencher questionário
Senac-ES abre 2.579 vagas para cursos técnicos gratuito
Solicitar rematrícula da Rede Pública Estadual só até hoje (21)
Prazo para pedir a reaplicação do Enem 2022 começa hoje
Estudantes de Vitória conquistam 18 medalhas na OBA
Saiba como o Enem é corrigido e como usar suas notas
Feira de ciências oportuniza prática científica a estudantes
Professores dão dicas para segundo dia de provas do Enem

TAGS:
VILA VELHA | REMATRÍCULA | ALUNO | ESCOLAS | DECLARAÇÃO