CIDADE

Vila Velha utiliza adubo orgânico em canteiros do município

A realização da compostagem é a partir dos resíduos orgânicos recolhidos nas feiras livres.

Em 24/11/2021 Referência CCNEWS, Redação Multimídia

Foto: Assessoria/PMVV

O adubo é utilizado na manutenção dos canteiros e plantio de árvores relacionados com os projetos de paisagismo das vias públicas da cidade.

O processo de reciclagem de lixo orgânico é conhecido como compostagem. A matéria orgânica é recolhida a partir de resíduos de vegetais e de árvores e transformado em adubo natural, para em seguida ser utilizada na agricultura, em jardins e plantas, substituindo o uso de produtos químicos.

Em Vila Velha, a Secretaria de Serviços Urbanos realiza a compostagem a partir dos resíduos orgânicos recolhidos da limpeza das feiras livres. Os resíduos são encaminhados para o Pátio de Compostagem, onde são misturados a uma parcela dos resíduos originados dos serviços de podas de árvores (material já seco), vindos do pátio do viveiro municipal, para constituir as leiras de compostagem dos vegetais e assim produzir o adubo orgânico.

O secretário de Serviços Urbanos, Anadelso Pereira, explicou que o adubo é utilizado na manutenção dos canteiros e plantio de árvores relacionados com os projetos de paisagismo das vias públicas da cidade:

"O adubo da compostagem vem das nossas feiras livres e isso contribui para o baixo custo de produção. Além disso, o lixo deixa de ser lixo, a prefeitura economiza na compra do adubo químico e cumpre com a Política Nacional de Resíduos Sólidos", finalizou.

Cabe ainda ressaltar que o método de compostagem minimiza a quantidade de matéria orgânica encaminhada para os aterros sanitários e propicia a diminuição das emissões de dióxido de carbono no meio ambiente. (Semcom/PMVV)

Leia também:

João Neiva abre inscrições para atualizar cadastro de imóveis
Vitória + Segura: seminário tem início nesta terça-feira (23)
Obras avançam na 3ª Ponte e ciclovia começa receber concreto
Viana oferece cuidados preventivos de mecânica a motoristas
Serra registra queda nos casos de dengue, chikungunya e zika
Serra abre mais de 4 mil vagas para atualizar o CadÚnico
Prefeitura de Serra fará obras de reformas em escola de Aceania
Prefeitura executa manutenção em ruas e avenidas de Linhares
Serra realiza Plantão CadÚnico no Planalto Serrano A, B e C
Aracruz inicia ações que priorizam as crianças e adolescentes

TAGS:
VILA VELHA | COMPOSTAGEM | RESÍDUOS ORGÂNICOS | FEIRAS LIVRES | PAISAGISMO