CIÊNCIA & TECNOLOGIA

Virada Científica tem "simulador de envelhecimento" em Ribeirão Preto.

Evento da USP começou neste sábado (17) e vai até o meio-dia de domingo.

Em 17/10/2015 Referência JCC

Começou neste sábado (17) e segue até o meio-dia de domingo (18) a segunda edição da Virada Científica, no campus da Universidade de São Paulo (USP) de Ribeirão Preto (SP). Segundo os organizadores, são 24 horas de atividades científicas para aproximar a população das novidades da ciência e tecnologia.

O evento é realizado também na Cidade Universitária em São Paulo, além das unidades de ensino e pesquisa localizadas em Santos, Bauru, São Carlos, Pirassununga, Lorena e Piracicaba. A programação completa do evento pode ser conferida no link: http://www.viradacientifica.prceu.usp.br/.

Entre os projetos apresentados no campus de Ribeirão, está um “simulador de envelhecimento”, desenvolvido por alunos e professores da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto (EERP). O equipamento, que pode ser vestido pelos visitantes da Virada Científica, faz com que as dificuldades enfrentadas pelos idosos sejam sentidas “na pele”.

Segundo a professora Sueli Marques, o projeto pode ajudar na conscientização das pessoas sobre as limitações encaradas pelas pessoas mais velhas. “É para as pessoas entenderem um pouco quais são essas dificuldades e lidar com isso de forma mais tranquilo, que sejam mais pacientes”, afirmou.

O equipamento usado simula alterações que ocorrem nos aspectos biológicos e sensoriais comuns no processo de envelhecimento. “Com essa atividade a gente tenta mostrar para as pessoas que ainda não estão nessa fase da vida algumas dificuldades que os idosos têm, ao caminhar, para pegar objetos que ficam mais alto, para agachar, por exemplo”, comentou Sueli.

Mais oficinas
Além do simulador, os visitantes da Virada Científica na USP de Ribeirão ainda podem participar de outros projetos desenvolvidos pela universidade, como prevenção ao uso de próteses dentárias, informações sobre combate à dengue e conferir os estágios de desenvolvimento do mosquito Aedes aegypit, e participar da campanha Outubro Rosa, de prevenção ao câncer de mama.

Para a maioria das atividades não é necessário fazer inscrição prévia e a programação completa das oficinas em Ribeirão com os horários pode ser encontrada no link https://www.fearp.usp.br/pt-br/gracex-atividades.html.

G1