CIDADE

Vitória 470 anos: Pazolini inaugura o Parque Vale do Mulembá

Aniversário de Vitória celebrado ao som da Banda de Congo Amores da Lua, Santa Martha.

Em 08/09/2021 Referência CCNEWS, Redação Multimídia

Foto: André Sobral/PMV

O Parque Natural Municipal Vale do Mulembá é uma unidade de conservação de proteção integral, criado por meio do decreto municipal nº 11.505/2002.

Os parabéns pelos 470 anos de Vitória não podiam ter um cenário mais bonito. Ao som da Banda de Congo Amores da Lua, de Santa Martha, a comemoração aconteceu na tarde desta quarta-feira (8), no Parque Natural Municipal Vale do Mulembá, em Joana D'Arc. Para marcar o aniversário da cidade, o prefeito Lorenzo Pazolini inaugurou as novas estruturas do parque, que estava há quase dez anos fechado para visitação pública.

"Estamos trabalhando muito para criar uma cidade que cuida melhor das pessoas e do meio ambiente. Cada entrega que fazemos representa o esforço da gestão, dos servidores e muito diálogo com os vereadores, com as comunidades e com as organizações parceiras. Vamos em frente, com muita luta, fé e determinação, fazer de Vitória cada vez mais referência para todo o Brasil", comemorou o prefeito Lorenzo Pazolini.

O parque ganhou um Centro de Visitantes e Administrativo, um Centro de Educação Ambiental e Cultural, um auditório e o Módulo de Apoio dos Tiradores de Barro, que representa a valoriza o trabalho ancestral das paneleiras. Além disso, ganhou cercamento, pórtico de entrada, vias de circulação interna e estacionamento. oferecendo novas estruturas para o convívio com a natureza e para o desenvolvimento de atividades de educação ambiental, de pesquisa e de valorização do nosso patrimônio cultural, como a produção da panela de barro.

"Foram muitos anos entre a captação dos recursos, em 2010, até a inauguração desta estrutura maravilhosa hoje. Foram muitas pessoas envolvidas, muitos servidores públicos que trabalharam firme, porque a legislação de uma unidade de conservação é muito rigorosa, e hoje eu tenho a honra de liderar essa equipe na gestão do prefeito Pazolini, que demonstra toda a responsabilidade com os recursos publicos, com o meio ambiente e com a comunidade", diz o secretário Municipal de Meio Ambiente, Tarcísio Föeger.

Em uma área de 142 hectares, o parque é uma reserva de Mata Atlântica habitada por espécies raras, como o sagui-da-cara-branca e o gavião-carijó, e cortada por várias nascentes. As obras realizadas no parque representaram um investimento de mais de R$ 2,2 milhões, provenientes de compensação ambiental firmada entre a Arcelor Mittal e a Prefeitura de Vitória, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semmam).

"Estou muito feliz com a inauguração deste parque. Demonstra o uso do recurso público da melhor maneira possível na conservação desta riqueza, na educação ambiental e no acesso dos moradores a um espaço de convívio e de contemplação da natureza", disse o gerente de Sustentabilidade e Meio Ambiente da Arcelor Mital, Bernardo Correia.

"Para os moradores de Joana D'Arc, essa inauguração demonstra a importância que esta gestão está dando para nossas demandas. Tenho certeza que as coisas vão mudar na nossa comunidade daqui para frente", disse o presidente do Movimento Comunitário do bairro, Carlinhos Coan.

Proteção ambiental e cultural

Com uma área correspondente a quase 200 campos de futebol, no Maciço Central de Vitória, o Parque Vale do Mulembá tem limites com os bairros Joana D´Arc, Conquista, Redenção, São José, Tabuazeiro e São Cristóvão.


Banda de Congo Amores da Lua, de Santa Martha, se apresenta na comemoração pelo aniversário de Vitória no Vale do Mulembá. Foto: André Sobral/PMV

Toda essa área apresenta vegetação de Mata Atlântica de encosta, topos como o Morro do Parapente, com 185 metros de altura, fauna silvestre, nascentes e o Vale do Mulembá, do fundo do qual é retirada a argila, matéria-prima para a confecção das tradicionais panelas de barro.

Segundo estudos arqueológicos, a atividade é realizada há aproximadamente 400 anos, e o processo de produção das panelas de barro conserva até hoje todas as características das práticas dos grupos nativos das Américas, ou seja, as realizadas antes da chegada dos europeus e dos africanos.

Todas as etapas da produção da panela estão protegidas desde 2002, por iniciativa do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), que conferiu ao ofício das paneleiras o título de Patrimônio Cultural do Brasil.

O Parque Natural Municipal Vale do Mulembá é uma unidade de conservação de proteção integral, criado por meio do decreto municipal nº 11.505/2002.

Leia também:

Prazo de cadastramento de espaço cultural termina amanhã (9)
Serra comemora dia internacional da alfabetização com projetos
Vila Velha oferece cursos para professores da rede e comunidade
Escola de Linhares utiliza jogos para estimular estudantes
Mestrado em Matemática abre mil vagas a partir de hoje (08)
Educação: O Brasil está longe de zerar o analfabetismo
Serra comemora alfabetização com projeto Busca Ativa
Termina hoje (04) prazo para pedir reaplicação do Encceja
Alunos conquistam 23 medalhas em olimpíadas científicas
Jornada Científica e Cultural FAESA terá 150 atividades online
Estudantes da Rede Municipal de Vitória produzem podcast

TAGS:
ANIVERSÁRIO DE VITÓRIA | PNE | ALFABETIZAÇÃO | BUSCA ATIVA | ENCCEJA | TABALHO | TECNOLOGIA | AULAS | EDUCAÇÃO