CIDADE

Vitória abre agenda on-line para emitir Carteira de Identidade

Na capital capixaba, os cidadãos têm ainda mais facilidade para solicitar o documento.

Em 18/05/2021 Referência CCNEWS, Redação Multimídia

Foto: Arquivo-Secom/PMV

Serão 60 vagas disponíveis para o dia seguinte ao agendamento on-line, que será liberado sempre às 12 horas (de segunda a sexta-feira).

Precisa emitir a sua Carteira de Identidade? Em Vitória, os cidadãos têm ainda mais facilidade para solicitar o documento, não precisando sequer sair de casa. A partir de segunda-feira (24), o morador que precisa fazer a primeira ou segunda via pode acessar o endereço https://agendamento.vitoria.es.gov.br e escolher o item correspondente.

Serão 60 vagas disponíveis para o dia seguinte ao agendamento on-line, que será liberado sempre às 12 horas (de segunda a sexta-feira). O quantitativo segue os critérios da classificação de risco para o enfrentamento à pandemia e os protocolos de prevenção ao coronavírus.

Duas horas a mais

Desde março passado, o serviço de emissão de Carteira de Identidade na Casa do Cidadão ganhou duas horas a mais de atendimento, passando a funcionar das 12 às 18 horas, em dias úteis. A iniciativa foi uma parceria da Secretaria Municipal de Cidadania, Direitos Humanos e Trabalho (Semcid) com a Polícia Civil, responsável pela emissão do documento.

"Com o agendamento on-line, além da ampliação do horário de atendimento, damos mais oportunidades aos munícipes que procuram a Casa do Cidadão para a emissão da Carteira de Identidade", destacou a titular da Semcid, Neuzinha de Oliveira.

O local também conta com emissão da Carteira de Trabalho digital, encaminhamento ao emprego pelo Sine e atendimento do Procon Vitória.

1ª via

A emissão da 1ª via da Carteira de Identidade é um serviço gratuito em todo o território nacional, conforme a Lei Federal 12.687/2012.

No entanto, a cobrança (pagamento da taxa DUA) para a emissão da 2ª via ainda é válida, de acordo com a legislação de cada Estado. O serviço é uma parceria com a Polícia Civil e os agendamentos são vinculados ao CPF. A tolerância de atraso é de 15 minutos.

Confira aqui quais são os documentos necessários para solicitar a 1ª via, bem como o que é preciso apresentar para pedir a 2ª via. Saiba, ainda, quais documentos podem ser incluídos na nova cédula de identidade, conforme decreto federal 9.278, de 5 de fevereiro de 2018.

Leia também:

Ministra Damares lança Campanha Maio Laranja em Vitória
Beleza de Vitória passa pelas vassouras do pessoal de limpeza
Guarda Municipal retira barricadas em pontos de Andorinhas
Campanha Maio Amarelo alerta sobre segurança no trânsito
Vitória recebe doação de capacetes de respiração assistida
Moradores participam do Plano Diretor de Águas Urbanas
Guarda Civil Municipal detém mais um homicida em Vitória
Polícia Militar inaugura nova sede da 3ª Companhia em Vitória

TAGS: 
SEVIÇOS | OBRAS | POLÍTICA | ECONOMIA | CIDADE | EMPREGOS | IPVA | GOVERNO