CIDADANIA

Vitória com Você realiza por volta de 5 mil atendimentos

Vitória com Você movimentou o sábado na Ilha das Caieiras, com atividades das 8h às 17h.

Em 02/05/2023 Referência CCNEWS, Redação Multimídia

Foto: (Secom/PMV)

Com uma oferta de serviços incluindo desde orientações sobre segurança, assistência social, educação para o trânsito, corte de cabelo, atendimento à mulher, recreação infantil e muito mais, o objetivo da ação, além de orientar e contribuir para a inserção dos munícipes no mercado de trabalho.

Cerca de 5 mil atendimentos realizados, mais de 40 serviços à disposição para a população da Grande São Pedro. O Vitória com Você movimentou o sábado (29) na Emef Eliane Rodrigues dos Santos, na Ilha das Caieiras, com atividades das 8h às 17 horas.

Com uma oferta de serviços incluindo desde orientações sobre segurança, assistência social, educação para o trânsito, corte de cabelo, atendimento à mulher, recreação infantil e muito mais, o objetivo da ação, além de orientar e contribuir para a inserção dos munícipes no mercado de trabalho, é incentivá-los a conhecer e procurar serviços ofertados pela Prefeitura. Entre eles, o programa "Casa Feliz e Segura", de regularização fundiária, que entregou escrituras a 115 famílias de Santo André e São José.

"Estávamos aguardando muito esse reencontro na Grande São Pedro, um evento significativo, simbólico, de cidadania. Temos um complexo de serviços à disposição do cidadão. Com muita tristeza, quando assumimos a prefeitura, nós notamos o abandono da Grande São Pedro, deixou-se de trazer investimentos, obras, amor e carinho. O nosso papel nessa gestão é estar perto de quem mais precisa. Até essa manhã, o nome de vocês estava escrito a lápis nos registros do poder público. A partir de hoje, ele estará escrito à caneta, para essas histórias não se apagarem", destacou o prefeito de Vitória, Lorenzo Pazolini.

Entre os contemplados com a escritura, estava o aposentado Augusto Barros Jacinto, 79 anos, morador de Santo André.

"Era um barraquinho apertado que a gente tinha quando vim pra cá em 1972. Era tudo mato, tudo mangue, só tinha quatro casas aqui. Nunca tive o documento da minha casa. Demorou 51 anos, até hoje. Pra mim, é mais segurança, garantia. Meus meninos já casaram tudo, são sete. Hoje moramos eu e minha mulher só, a Idalina. Agora é uma casa mesmo e é minha, tudo aterradinho, na beira da rua", comemorou.

Quem também não conseguia conter o sorriso por finalmente receber a escritura da casa em mãos era o também aposentado José Luiz Waldedario, 65, anos.

"Eu moro aqui desde 17 anos. Morar numa casa que não tem escritura você fica sem segurança. É muita satisfação ter uma garantia, estou muito feliz. É um momento que a gente espera com muita emoção, pra gente é um privilégio. Agradeço muito o prefeito Pazolini, ele chegou e fez. A maior importância pra gente é a casa da gente", afirmou.

Cidade e Habitação

A equipe da Secretaria de Desenvolvimento da Cidade e Habitação (Sedec) também fez orientações às pessoas sobre o Casa Feliz e Segura. A administração municipal vem realizando ações para a regularização fundiária em vários bairros de Vitória com o objetivo de legalizar a permanência de possuidores em áreas urbanas ocupadas, promovendo, dessa forma, o direito social à moradia, bem como a função social da propriedade.

"O propósito do Vitória com Você é trazer os serviços do município para a comunidade. Nós chegamos aqui 6h30 e já tinha fila. As pessoas buscando os serviços que, no meio da semana, elas não têm tempo de acessar. A entrega das escrituras é gratificante, é muito mais do que um papel, é a identidade, a autoestima, a dedicação de toda uma vida, muitas vezes. Estamos aqui para orientar, tirar dúvidas, atender a comunidade da Grande São Pedro. Obrigado, prefeito, por abraçar essa ação", disse o secretário municipal de Desenvolvimento da Cidade e Habitação, Luciano Forrechi.

Por meio da REURB, os moradores deixam de ter a posse e passam a ser proprietários do imóvel. Sem os procedimentos realizados pelo município, os ocupantes teriam dificuldade de obter o documento de propriedade de sua residência. Vale ressaltar que beneficiário recebe o seu título de forma gratuita.

Moradores dos bairros Santo André, São José, Comunidade Jaburu/ Floresta, Santa Martha e Comunidade Santa Helena/ São José já foram contemplados com a regularização fundiária. Ao todo, já foram entregues mais de 2.500 títulos.

Os projetos para a regularização fundiária dos bairros do Romão, Cruzamento e Alto Jucutuquara estão em fase de aprovação pela Prefeitura e, em breve, os moradores dessas localidades receberão os "títulos" de propriedade dos seus imóveis.

Em apenas dois anos e quatro meses de gestão, até o momento, 146 famílias já foram atendidas nos diversos Programas Habitacionais (Reconstrução, Reassentamento, Indenização e o Bônus e Auxílio Moradia).

Cidadania, Direitos Humanos e Trabalho

A maior procura da comunidade foi pelo serviço de expedição de documento, sobretudo a carteira de identidade. Os moradores da Região da Grande São Pedro foram atendidos nos serviços da Casa do Cidadão, como o Sine, o Procon, o Cramsv e a Qualificação profissional, sem sair do território.

"Foi maravilhoso, a minha filha não tinha identidade, eu fiquei sabendo dessa ação e já vim aqui. Ajuda a gente bastante. E vim fazer também a carteira digital. Ajuda muito a comunidade. É uma ação que tem que ter sempre", afirmou Christiane Rodrigues, auxiliar de serviços gerais e mãe de Antônia Vitória.

Dona Gercilia Maria de Jesus, moradora de Santo André, também aproveitou o Vitória com Você para resolver um problema. Ela fez uma compra em 2020 e teve problemas no registro do pagamento. Foi ao Procon pedir ajuda. "Muito difícil ir à Casa do Cidadão. Esse atendimento aqui caiu do céu!"

Ao longo do dia, os moradores da região foram atendidos com encaminhamentos para o emprego, cerca de 2 mil vagas disponíveis, emissão da Carteira de Identidade, orientações sobre direitos do consumidor (Procon) e informações sobre cursos gratuitos de qualificação profissional (Vix Cursos).

Também ocorreram campanhas de sensibilização pelo fim da violência contra a mulher (Projeto Maria da Penha Vai à Cidade e Centro de Referência em Atendimento às Mulheres em Situação de Violência - Cramsv), distribuição de absorventes na campanha contra a pobreza menstrual, entre muitas outras ações.

Pela primeira vez, em parceria com cartórios, foram feitos cadastros para averbações gratuitas na Certidão de Nascimento em questões relacionadas ao nome dos pais e à diversidade. Podem procurar esse serviço pessoas com renda de até 3 salários-mínimos.

"Estou muito feliz de estar hoje aqui com um evento reunindo de diversas secretarias. Nós estamos aqui entregando cidadania e dignidade. Temos mais de duas mil vagas de emprego, temos o encaminhamento a cursos, temos os documentos. A Prefeitura está proporcionando hoje mais de 40 serviço para as pessoas", ressaltou o secretário de Cidadania, Direitos Humanos e Trabalho, Diego Libardi.

Saúde

Os munícipes da Grande São Pedro tiveram mais uma oportunidade de atualizar o cartão de vacinação e se imunizar contra várias doenças. Ao todo, foram 346 doses de diversos imunizantes aplicadas.

A educadora Sheila Ferreira saiu logo com duas vacinas no braço!

"É um evento de suma importância. Isso traz direitos. Só o fato da pessoa não ter que se locomover longe de casa é um ganho muito grande, dá pra resolver o mundo aqui, tudo no mesmo lugar. Vim atualizar o meu cadastro no CRAS, vim me informar a respeito da regularização da escritura e vim também tomar uma vacina e acabei saindo com duas. São várias coisas que eu não faria em um dia se precisasse ir a diversos lugares. Isso é cidadania para nós", afirmou.

A Secretaria de Saúde de Vitória (Semus) disponibilizou as seguintes vacinas:

  • Covid-19 para pessoas a partir dos 6 meses de idade
  • Influenza (grupos prioritários)
  • Poliomielite para crianças de até 5 anos
  • BCG
  • Difteria e tétano adulto
  • DTP e dTpa
  • Febre amarela
  • Hepatite A e Hepatite B
  • HPV
  • Meningocócica ACWY e Meningocócica C
  • Penta
  • Pneumocócica 10 valente
  • Polio
  • Rotavírus
  • Tríplice viral (sarampo, caxumba e rubéola- SCR)
  • Varicela

Para a vacinação contra a Gripe, no momento da vacinação, deve ser apresentado documento que comprove que faz parte do grupo prioritário (Pessoas com 60 anos ou mais, gestantes, puérperas (até 45 dias de pós-parto), crianças de 6 meses a menores de 6 anos (5 anos, 11 meses e 29 dias), trabalhadores da saúde, professores do ensino básico e superior, profissionais das forças de segurança e salvamento, profissionais das forças armadas, pessoas com comorbidades, pessoas com deficiência permanente, caminhoneiros, trabalhadores de transporte coletivo rodoviário para passageiros urbanos e de longo curso, trabalhadores portuários e funcionários do sistema de privação de liberdade).

Trânsito

A Secretaria de Transportes, Trânsito e Infraestrutura Urbana de Vitória (Setran) levou a Brinquedolândia para o Vitória com Você, oferecendo atividades lúdicas e de educação para as crianças.

Os brinquedos educativos, fantasias, circuitos que imitam trânsito com faixas de pedestres, rotatórias e semáforos, bonecos e outras opções deixaram a criançada feliz, permitindo explorar esse universo, à sua maneira, livre, com pequenas regras e sem muita interferência.

O brinquedo possibilita o desenvolvimento integral da criança. É pelo brinquedo que ela desenvolve a imaginação, a confiança, o controle, a cidadania, suas frustrações, a cooperação e o relacionamento interpessoal.

Meio Ambiente

Educadores Ambientais da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semmam), por meio do Projeto "Mangueando na Educação", participaram do evento por meio de brincadeiras.

O público participante teve a oportunidade de conhecer mais sobre o ecossistema manguezal, sua importância, características socioambientais e bioecológicas, como perceber que ações diárias são fundamentais para a preservação.

As atividades realizadas foram: Caranguejão Interativo; Jogo da Memória Gigante; Pescaria ecológica; Mapa Interativo dos Ecossistemas de Vitória no qual os moradores serão convidados a caminhar e visualizar no mapa, a cidade de Vitória para que, de forma lúdica e interativa, possam localizar e identificar o ecossistema manguezal.

Outros serviços

Também estiveram presentes no Vitória com Você a Defensoria Pública do Espírito Santo, a distribuidora de energia elétrica EDP e a Companhia Espírito Santense de Saneamento (Cesan).

Para as crianças, ainda teve cama elástica e distribuição de pipoca e algodão doce. (Secom/PMV)

Leia também:

Vitória: Nova temporada leva cultura de paz a estudantes
Bairo Jardim Tropical recebe o próximo Serra + Cidadã
Cachoeiro abre inscrições para candidatos ao Conselho Tutelar
Mobiliza Cariacica promove oficinas no Cras de Bela Aurora
Campanha de doação do IR para o fundo municipal do idoso
Serra: Programa Família Presente faz mais de 300 atendimentos
Serra: Conselho do idoso lança campanha de arrecadação
Nova Venécia: Patrimônio de Boa Vista recebe CAD Itinerante
Cariacica + Perto de Você reuniu 33 serviços para população
Cidadania oferta workshop gratuito sobre marketing digital
Em 2023, 523 vítimas de trabalho escravo foram resgatadas

TAGS:
VITÓRIA | VITÓRIA COM VOCÊ | ATENDIMENTOS | MERCADO DE TRABALHO | CIDADANIA