LAZER

Vitória: Conheça o universo do Planetário com muita diversão

Planetário de Vitória está com uma programação especial de férias com muito aprendizado

Em 30/12/2022 Referência CCNEWS, Redação Multimídia

Foto: Diego Alves/PMV

São várias sessões e filmes com temas diversos da Astronomia e em linguagens que permitem vivenciar a experiência na cúpula de projeção desde crianças até adultos de qualquer idade.

Viajar pelo universo, conhecer as constelações, estrelas, planetas e se sentir como um verdadeiro astronauta! Tudo isso é possível na programação especial de férias do Planetário de Vitória, um dos Centros de Ciência, Educação e Cultura de Vitória (CCEC). 

São várias sessões e filmes com temas diversos da Astronomia e em linguagens que permitem vivenciar a experiência na cúpula de projeção desde crianças até adultos de qualquer idade. Por dia, serão oito sessões, quatro programações diferentes, sendo dois horários para cada atração. 

Nesta sexta-feira (30), a última do ano, a primeira atração é a sessão "Terra, nosso planeta!", em dois horários, a partir das 15h. A experiência imersiva irá propor aos participantes reflexões acerca do dia e da noite, reconhecendo o sol como fonte de luz natural e refletindo sobre o respeito pela diversidade, diferentes culturas e modo de vida.  

Com início às 16 horas, a sessão "Sistema solar: o universo na mente das crianças" promete divertir a criançada em uma viagem pelo sistema solar, conhecendo os planetas que o compõem de uma maneira lúdica e cheia de diversão. 

Já às 18 horas, é hora da sessão "Reconhecimento do céu", que mostra como reconhecer o Céu Noturno, identificando algumas constelações e o movimento anual aparente do sol, apresentando ainda o Céu de cada estação do ano, trabalhando conceitos como contagem do tempo e localização geográfica.  

Em seguida, às 19h30 e às 20 horas, será exibido o filme fulldome: "Da terra ao universo", que irá levar o público a uma viagem através do tempo e do espaço que transmite, por meio de uma combinação impressionante de visões e sons, o Universo que nos é revelado pela ciência. 

A programação continua a todo vapor até o dia 31 de janeiro. Traga toda a sua família para viajar pelo universo e se divertir com a astronomia! Com capacidade para 60 lugares, a entrada nas sessões é por ordem de chegada. Por determinação de uma portaria da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), para frequentar o espaço do Planetário é obrigatório o uso de máscara. 

  • Horário: De segunda a sexta-feira, com sessões às 15h e 15h45; 16h30 e 17h15; 18h e 18h45; 19h30 e 20h. 
  • Onde fica: Avenida Fernando Ferrari, 514, dentro do campus de Goiabeiras da Universidade Federal do Espírito Santo. (Secom/PMV)

Leia também:

Camburi abre festa da virada com três shows nesta sexta
Prefeituras capixabas organizam programação de Réveillon
Réveillon: toneladas de fogos prometem espetáculo em Vitória
Cariacica vai oferecer colônia de férias para as crianças
Serra: Ano novo será de festa na praça encontro das águas
Parque da Prainha recebe Concerto Natalino nesta sexta (23)
Semana do Natal: confira a programação do parque da cidade
Olodum será uma das atrações no Réveillon 2023, em Vitória
Chuvas: Linhares atua em várias frentes de trabalho em bairros
Natal Luz Cariacica: confira onde estão as árvores iluminadas
Guarapari: Procon divulga dicas para compras de final de ano
Luminárias inteligentes vão ser instaladas em Cariacica

TAGS:
VITÓRIA | PLANETÁRIO | PROGRAMAÇÃO | DIVERSÃO | FÉRIAS