CIDADE

Vitória contempla mais 65 famílias com títulos de propriedade

Prefeito de Vitória, Lorenzo Pazolini, no evento do Programa de Regularização Fundiária.

Em 10/10/2021 Referência CCNEWS, Redação Multimídia

Foto: Leandro Silveira/PMV

A entrega dos títulos é uma ação do Programa de Regularização Fundiária, executado pela Prefeitura de Vitória, por meio da Secretaria de Desenvolvimento da Cidade e Habitação (Sedec).

Uma vida inteira no mesmo pedaço de chão, e o reconhecimento de um direito. João Severino da Silva, 73 anos, percorre a memória para falar do lugar onde cresceu e vive até hoje, na rua Getúlio Miranda, nº 93, no bairro Santa Martha. Os pais dele vieram de Barra de São Francisco, no noroeste do Estado, na década de 1960, e se fixaram na cidade de Vitória. No mesmo local, criaram os 11 filhos.

A entrega dos títulos é uma ação do Programa de Regularização Fundiária, executado pela Prefeitura de Vitória, por meio da Secretaria de Desenvolvimento da Cidade e Habitação (Sedec), e foi realizada na Casa do Cidadão, com a presença do prefeito Lorenzo Pazolini.

“Hoje podemos afirmar que a justiça social está sendo feita para todas essas famílias, que viveram anos de incertezas. Nosso papel é promover o bem-estar social das famílias que moram em Vitória e sonhavam com essa conquista”, comemorou.

Hoje, João mora com a esposa e uma das filhas na casa da qual ele passou a ser, neste sábado, proprietário. Seu João foi um dos 65 munícipes de Santa Martha que receberam o Título de Regularização Fundiária da Prefeitura de Vitória.


Morador recebendo o documento de regularização das mãos do prefeito de Vitória, Lorenzo Pazolini e do secretário municipal de Fazenda, Aridelmo Teixeira. Foto: Leandro Silveira/PMV

“Receber esse título é um verdadeiro presente. Por muito tempo a nossa família esperou por esse momento. Não tenho palavras para explicar o que estou sentindo”, disse.

Para o secretário municipal de Fazenda (Semfa), Aridelmo Teixeira, a entrega dos títulos é um ato de dignidade.

“Nosso trabalho é proporcionar igualdade para toda a nossa população. É algo necessário e que precisa ser feito”, afirmou.

O Programa já beneficiou também munícipes do bairro Jaburu e da comunidade da Floresta. "Esse Título é uma vitória muito grande", diz Seu João.

De acordo com o secretário municipal de Desenvolvimento da Cidade e Habitação (Sedec), Marcelo de Oliveira, a posse simboliza algo ainda maior para essas pessoas.

“O Título de Legitimação Fundiária permite que o munícipe passe a ser proprietário de seu imóvel, garantindo segurança jurídica e dignidade humana” afirmou.

Lecy Lucas de Souza, também moradora de Santa Martha, aguardava há 42 anos pelo título de propriedade. Ela lembra dos sacrifícios para construir sua casa e da importância de receber o documento.

"É mais uma garantia de que está tudo certinho", destaca, alegre.

De maneira inovadora e com o uso de tecnologia, o recadastramento das famílias que participam do Programa de Regularização Fundiária, a partir de 2021, passou a ser de forma digital, não sendo necessário que os moradores tirem, por exemplo, cópia de seus documentos pessoais.

Leia também:

Município da Serra lança programa cidade empreendedora
Vitória lança chamamento para serviço de Família Acolhedora
Assinada OS para nova Praça de Barramares em Vila Velha
Prefeitura de Vitória entrega praça revitalizada na Praia do Suá
Serra debate sobre inovação e o desenvolvimento capixaba
Novo ​decreto cria o Distrito Criativo Prainha em Vila Velha
Serra realiza operação entulho para inibir o descarte irregular
Prefeitura entrega obras de reformas em escola de Maria Ortiz
Departamento de Assistência Jurídica amplia serviços na Serra
Atrativos turísticos do município de Viana recebem sinalização
Hospital Meridional vai gerar mais de mil empregos em Vitória
Obras da 3ª Ponte começam também no trecho de Vila Velha

TAGS:
VITÓRIA | BEM-ESTAR | FAMÍLIAS | PROGRAMA | TÍTULOS | PROPRIEDADE