EDUCAÇÃO

Vitória: Dia da Família na escola cativa comunidade escolar

Unidade de ensino em Itararé abriu as portas para os familiares e responsáveis das crianças

Em 30/09/2022 Referência CCNEWS, Redação Multimídia

Foto: Luis Oliveira/PMV

Para envolver ainda mais as famílias na temática e proporcionar diversão e interação entre os pares, foi realizada uma oficina em cada sala de aula dos pequenos.

Um dia pra lá de especial para crianças, famílias e equipe escolar do Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei) Rubens Duarte de Albuquerque, que fica no bairro Itararé. Nesta quinta-feira (29), a unidade de ensino abriu as portas para os familiares e responsáveis das crianças para o "Dia da Família na escola: conhecendo a cultura afro-brasileira".

Inicialmente as pedagogas Josiane Santos e Virgínia Mello recepcionaram as famílias com a brincadeira "o mestre mandou", proporcionando um resgate de memória afetiva. Teve também uma apresentação musical emocionante dos grupos 5 e 6. Além disso, a equipe escolar preparou um café coletivo para as famílias.

"É um dia muito importante para nós, temos trabalhado a cultura afro-brasileira com as crianças. Trouxemos essa temática para ressaltar a importância cultural, culinária, artística, histórica que o povo negro trouxe para o Brasil. Além disso, faz parte de uma proposta de ensinar as crianças a se afirmarem, a se aceitarem como são. Se o cabelo é cacheado, ou liso, ele é lindo do jeito que é e é isso que mais importa", disse a pedagoga Josiane Santos.

Nas paredes e corredores da unidade de ensino, vários painéis e cartazes dão vida ao local e trazem o tema do dia à tona, sempre valorizando a cultura afro-brasileira. Um dos que mais chama a atenção de quem passa tem a frase:

"Para além da fala, é preciso ação".

Oficinas

Para envolver ainda mais as famílias na temática e proporcionar diversão e interação entre os pares, foi realizada uma oficina em cada sala de aula dos pequenos. Oficina de pintura; confecção de panos de prato; pintura em moldes vazados; pintura de galinha d'angola e contação de história de costumes africanos foram as atividades do dia.

No refeitório, as crianças do grupo 4 botaram a mão na massa junto com as famílias e professores em uma oficina de munguzá, receita mais conhecida como canjica no Brasil.

Participação

Vale ressaltar o grande número de familiares que fizeram questão de ir até a unidade de ensino para passar um dia especial com as crianças, vivenciando momentos que ficaram marcados por muita alegria, troca de experiências, aprendizado coletivo e diversão da comunidade escolar.

"Achei muito bom o dia da família. Acho importante tratar da cultura afro, ensinar as crianças a se valorizar, é uma sementinha que você planta e que certamente cresce e rende frutos lá na frente. Foram momentos muito especiais, quero mais vezes!", afirmou a Raina, tia de Christian, do grupo 5.

"É sempre importante a família estar na escola! É fundamental para as crianças verem os pais juntos, dando apoio, trazendo confiança. E é legal para nós também termos um dia para conviver com os outros pais, com as outras crianças", ressaltou Leydimara, que é mãe de Christian, do grupo 6, de Helena, do grupo 5, e de Ana Liz, do grupo 3.

Respeito à diversidade

A pedagoga Josiane Santos ressaltou a importância do dia da família na escola e também de trabalhar a temática afro-brasileira.

"Acreditamos na importância de práticas pedagógicas que abordem as diversidades étnico-raciais na Educação Infantil, a fim de que, desde o início da sua escolarização, a criança possa criar o sentimento de pertencimento racial e respeito à diversidade", disse.

Para a equipe pedagógica, a inserção de tal temática é indispensável para transformações na sociedade, em busca de uma educação para todos, em que, pelo estudo de história, etnias e culturas se compreendam as peculiaridades dos povos e se respeitem as diferenças.

"É preciso quebrar o silêncio, combater o racismo e valorizar as diversidades étnico-raciais e promover o respeito às diferenças. Quando temas como o indígena e o negro vêm à tona na escola, muitas vezes é de forma folclórica. É preciso quebrar o silêncio, combater o racismo e valorizar as diversidades étnico-raciais e promover o respeito às diferenças", afirmam. (Secom/PMV)

Leia também:

Vila Velha: Abertas as inscrições para curso de massagista
Cariacica abre inscrições para capacitação em informática
Crianças participam de aula de trânsito com Guarda Municipal
Com apresentações, Festa da Primavera encanta famílias
Vitória: Educação tem mutirão por documento de identidade
PMVV: ​Inscrições abertas para Festival de Música Estudantil
OAB lança plataforma de cursos gratuitos para advogados
Apresentações movimentam IV Festival do Teatro Escolar
Escola de Vila Velha premia alunos no Concurso de Desenho
PMVV: 14 escolas participam da premiação do programa TJC
Serra: Últimas vagas para curso de culinária dentro de carreta

TAGS:
VITÓRIA | DIA DA FAMÍLIA | ESCOLA | FAMILIARES | CRIANÇAS