ECONOMIA CAPIXABA

Vitória é a melhor cidade do Estado para empreender

Vitória foi reconhecida pelo Observatório da Indústria da Findes como capital dos negócios

Em 29/12/2022 Referência CCNEWS, Redação Multimídia

Foto: Radan Brendon/PMV

Lançado em 2019, o Indicador se propõe a mensurar, acompanhar e oferecer formas de melhorias no ambiente de negócios dos municípios capixabas.

Vitória foi reconhecida pelo Observatório da Indústria da Findes como capital dos negócios no Indicador de Ambiente de Negócios (IAN) 2022.

Lançado em 2019, o Indicador se propõe a mensurar, acompanhar e oferecer formas de melhorias no ambiente de negócios dos municípios capixabas. Ele é construído por quatro eixos (infraestrutura, potencial de mercado, capital humano e gestão fiscal), dez categorias (condições urbanas, segurança pública, transporte, acesso ao crédito, diversidade econômica, inovação, tamanho de mercado, educação, qualificação da mão de obra e saúde) e 39 indicadores.

Vitória apresentou, em 2022, a maior nota no IAN para os quatro anos divulgados, sendo o primeiro município no ranking do Estado. O município obteve uma melhora ao longo dos anos e teve um aumento de 0,37 pontos entre 2019 e 2022.

Vitória também obteve a primeira posição no cluster 5 (Cariacica, Serra, Vila Velha e Vitória) entre 2019 e 2022.

Em 2022, o município atingiu o melhor desempenho no eixo de infraestrutura (8,15), seguido por gestão fiscal (7,58), potencial de mercado (7,29) e capital humano (7,25).

Em termos de variação da nota, o eixo de gestão fiscal (+1,27) alcançou a maior evolução entre 2019 e 2022, seguido por infraestrutura (+0,33) e capital humano (+0,26). Já o eixo de potencial de mercado (−0,40) apresentou uma pequena redução.

O eixo de infraestrutura tem 13 indicadores e se divide nas categorias de condições urbanas, segurança pública e transporte. Esse foi o eixo com a maior nota para Vitória que foi de 7,82 em 2019 para 7,87 em 2020, 8,21 em 2021 e 8,15 em 2022.

Condições urbanas

O município de Vitória obteve o melhor desempenho dentre as categorias em Condições Urbanas. A nota foi bastante alta e se manteve praticamente constante ao longo dos anos: de 8,76 em 2019 e 2020, 8,78 em 2021 e 8,74 em 2022. Vitória esteve na primeira posição em todos os períodos.

Em termos de indicadores:

  • Acesso à internet rápida: Vitória obteve a melhor nota nesse indicador para o Espírito Santo de 2019 a 2022.
  • Desempenho global de continuidade: Esse indicador mede a qualidade da energia por meio do número de quedas e duração dos cortes de energia, sendo que quanto menor o valor, melhor a qualidade. Em 2019, Vitória apresentou um valor de 0,40 e era o terceiro melhor do Espírito Santo, indo para 0,38 em 2022 e assumindo a primeira posição no Estado.
  • Cobertura de coleta de resíduos domiciliares: Vitória manteve 100% desse indicador nos 4 anos do IAN e esteve com o melhor desempenho no estado.

Outros destaques

Vitória obteve a maior nota possível para gasto com pessoal em 2022, apresentando um valor de gasto com pessoal menor ou igual a 30% de sua receita corrente líquida pela metodologia de cálculo assumida pelo IAN e ficou com o melhor valor do estado e do cluster.

O melhor desempenho de Vitória se deu em qualificação da mão de obra. A nota do município era alta em 2019, com 9,84, indo para 10,00 em 2020, 9,98 em 2022 e 10,00 em 2022. Em relação ao ranking geral, Vitória alcançou a primeira posição tanto no cluster 5 quanto no geral para o estado.

Vitória obteve o maior valor do Estado para o indicador de trabalhadores formais com pelo menos o ensino médio completo. O município tinha 60,30% da sua força formal de trabalho com essa qualificação.

Desenvolvimento sustentável

O secretário de Gestão e Planejamento, Regis Mattos, comemora o reconhecimento.

"Acreditamos que a promoção do desenvolvimento sustentável, que traz prosperidade, igualdade e justiça para todos os seus moradores, passa por construir uma cidade empreendedora. A primeira posição de Vitória no IAN, indica que o trabalho da gestão municipal está no caminho certo, fazendo de Vitória uma cidade cada vez melhor para quem quer morar, investir ou visitar nossa cidade", comentou

Sobre o IAN

O Observatório da Indústria da Findes, considera* que os negócios acontecem ao nível dos municípios e esperam que eles tenham algumas condições estruturais e conjunturais para possibilitar as melhores e mais dinâmicas atividades econômicas.

Além disso, um cenário em que diversos municípios compartilham de um bom ambiente de negócios contribui como força de atração de novos investimentos, geração de bons empregos e boas oportunidades para a população local.

Ainda nessa linha, o Observatório não têm como objetivo criar uma competição entre os municípios e sim fornecer instrumentos para reduzir as desigualdades em diferentes frentes.

Com o intuito de evitar tais comparações de municípios no nível estadual, foi utilizada a metodologia de clusters para criar grupos de municípios com similaridades. O Espírito Santo, assim como o Brasil, tem municípios com diferentes tamanhos de população, concentração de renda, desenvolvimento humano e diferenças geográficas. Assim, o Observatório da Indústria criou 6 agrupamentos que combinam as variáveis socioeconômicas da localidade como fatores de separação. (Secom/PMV)

Leia também:

PGV traz benefícios a diversos contribuintes de Aracruz
Réveillon de Guarapari vai ter feira apoiada pela Aderes
Refis 2023: Legislação autoriza descontos de juros em Aracruz
Serra avança no estímulo ao empreendedorismo em 2023
Apoio ao empreendedor: Serra emprestou mais de 2 milhões
Chegada do Verão gera expectativa no setor turístico no ES
Procon de Linhares orienta sobre troca de presentes de Natal
Aracruz aprova Planta Genérica de Valores Imobiliários e Refis
Governo ES define Valor de Referência do Tesouro Estadual
Feira de artesanato em Cachoeiro segue até o próximo sábado
Lojistas de Itapuã se unem para estimular o comércio local

TAGS:
VITÓRIA | ESTADO | CIDADE | EMPREENDER | NEGÓCIOS