EDUCAÇÃO

Vitória: escola estimula reuso de água com apoio de alunos

Emef Éber Louzada Zippinotti está economizando, em média, 4,4 mil litros de água por mês

Em 04/07/2022 Referência CCNEWS, Redação Multimídia

Foto: Divulgação/PMV

O que começou com dois baldes e uma turma hoje envolve os 646 estudantes matriculados na escola, do 1º ao 9º ano.

Uma garrafinha. Duas garrafinhas. Três, quatro, cinco... até juntar 200 litros de água tratada, por dia! Uma atitude simples estimulada na Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Éber Louzada Zippinotti, em Jardim da Penha, está economizando, em média, 4,4 mil litros de água por mês.

Observando o cotidiano dos estudantes, a professora de Ciências e de Robótica Educativa Ketney Tonetti percebeu que eles diariamente trocavam a água que esquenta nas garrafinhas individuais por água gelada. Muitas vezes, era uma garrafinha cheia de água despejada no ralo.

"Pensei em como poderia reutilizar essa água, a primeira coisa foi conversar com as meninas da limpeza se seria viável a utilização dessa água para lavar banheiro e limpeza das salas. Prontamente Eliana e Neuzir abraçaram a ideia. Então foi utilizado um balde e colado um adesivo na parede orientando onde deveriam despejar a água. Fiquei um tempo orientando os estudantes a despejarem a água no balde e, em pouco tempo, isso viralizou. No primeiro dia, apenas no turno matutino, dois baldes foram cheios", contou Ketney.

O que começou com dois baldes e uma turma hoje envolve os 646 estudantes matriculados na escola, do 1º ao 9º ano. O recipiente precisou ser trocado por um tambor de 200 litros, que é quase totalmente cheio todos os dias durante os dois turnos da escola. Os estudantes aderiram completamente à atitude de se preservar o ambiente armazenando a água para ser utilizada posteriormente na limpeza da escola.

Boas práticas

Na unidade de ensino, é trabalhado o uso consciente da água. Essa prática de reutilizar água tratada, de acordo com a professora Ketney, leva os estudantes a pensarem no meio ambiente, na preservação da água e na necessidade de reduzir a quantidade de água da garrafinha, visto que seria uma quantidade enorme desperdiçada diariamente.

A boa prática é aprovada pelos estudantes da escola.

"Acho que foi bem legal, pois pode salvar o mundo de uma falta de água", disse João Pedro Tonetti Salomão, estudante do 4º ano.

Para Davi Santos Soares, estudante do 9º ano, ficou o exemplo.

"É um incentivo que pode ajudar muito o planeta e mostrar às pessoas a necessidade de valorizar essa atitude para preservar", destacou.

Estudante do 8º ano, Enzo Versiani também aprovou a iniciativa da escola.

"Ajudou muito a evitar o desperdício de água".

A adesão de todas as turmas à iniciativa surpreendeu a professora de Ciências e Robótica Educativa.

"Houve também preocupação em relação à proliferação de mosquitos, pois o tambor está em uma altura que muitos deles não conseguem visualizar. Por isso, foi instalada uma tela para evitar a entrada de mosquitos. Uma atitude tão simples que incentivou um pensamento não apenas em relação ao meio ambiente", completou. (Secom/PMV)

Leia também:

Qualificar ES vai ofertar cursos de formação avançada
Turismo Pedagógico já recebeu 3.757 alunos em 4 meses
Sedu disponibiliza chromebooks aos alunos do Ensino Médio
Vila Velha: ​Crianças aprendem receitas e hábitos saudáveis
Cariacica terá um dos melhores salários de professores do ES
Projeto com estudantes discute história e cultura indígena
Estudantes vão às ruas em caminhada pela paz em Linhares
Aulões do Pré-Enem beneficiam estudantes da Rede Estadual
As inscrições para o Sisu começam nesta terça-feira (28)
Cachoeiro abre vagas de cursos on-line na área da educação

TAGS:
VITÓRIA | ESCOLA | ECONOMIZAR | REUSO | ÁGUA