EDUCAÇÃO

Vitória está com 1.961 vagas disponíveis para Educação Infantil

Famílias de Vitória que buscam uma vaga, devem se dirigir unidade de ensino mais próxima.

Em 23/08/2021 Referência CCNEWS, Redação Multimídia

Divulgação Seme/PMV

Em Vitória, os Cmei atendem crianças de seis meses a cinco anos de idade e o cadastro para solicitação de vagas na rede municipal de ensino fica aberto o ano inteiro.

A Educação Infantil é a primeira etapa da educação básica. Em Vitória, os Centros Municipais de Educação Infantil (Cmei) atendem crianças de seis meses a cinco anos de idade, que estão tendo os primeiros contatos com a escola. As famílias da capital que estejam em busca de uma vaga, devem se dirigir à unidade de ensino mais próxima de cada e fazer o cadastro: são 1.961 vagas em todas as regiões do município.

São 1.305 vagas para crianças em idade de creche, ou seja, para turmas dos grupos 1, 2, 3 e 4. E há ainda 656 vagas disponíveis para pré-escola, que são as turmas dos grupos 5 e 6. Atualmente, são 15.810 crianças matriculadas na Educação Infantil da capital.

Para 2022, a Seme ainda está realizando o planejamento do fluxo escolar. O quantitativo de novas vagas será publicado na portaria de matrículas, prevista para o final de novembro.

“Zerar a fila de espera na Educação Infantil é um dos compromissos da gestão. Para isso, é necessário que as famílias procurem a rede, façam o cadastro, para que a Secretaria de Educação saiba qual a real demanda em cada região de Vitória. Por conta da pandemia, muitas famílias deixaram de procurar o Cmei. Mesmo que a vaga não seja para agora, de início imediato, a orientação é que o cadastro seja feito”, orientou a secretária de Educação de Vitória, Juliana Rohsner.

Como matrícular

O cadastro para solicitação de vagas na rede municipal de ensino fica aberto o ano inteiro, na capital. As famílias devem procurar o Centro Municipal de Educação Infantil mais próximo de sua casa e fazer o registro da demanda por vaga a qualquer tempo.

É preciso levar documento de identidade do adulto que for fazer a solicitação (mãe, pai ou responsável), além da certidão de nascimento e da carteira de vacinação da criança, bem como o comprovante de residência.

Prioridade

A ordem de prioridade para a vaga solicitada é definida a partir do endereço apresentado no comprovante de residência da família. A indicação é sempre para a unidade de ensino mais próxima, mas a família pode indicar outras unidades de ensino de interesse, que entrarão como prioridade média ou baixa, dependendo da distância, no cadastro realizado.

Leia também:

Educação financeira vai ajudar alunos e famílias de Vila Velha
Qualificar ES abre mais 5 mil novas vagas para cursos on-line
Professores da EJA terão formação sobre o Mundo do Trabalho
Marcopolo oferece cursos para comunidades de São Mateus
ES adota metodologia própria na Educação em Tempo Integral
Projeto Semearte se torna efetivo na Prefeitura de Cariacica
Estudantes de Serra passam por Teste de Fluência em leitura
Alunos de Vila Velha participam do projeto Escola Vai Ao Parque
ProUni: Prazo para inscrição na lista de espera termina hoje (18)
Prefeitura de Vila Velha define novos projetos para a EJA
Serra faz parceria com o IFES para capacitar alunos do EJA 
Prazo para matrícula no Sisu termina na próxima segunda (16)
Vitória convoca aprovados para atuar no ensino fundamental
Alunas de 84 e 69 anos retornam à sala de aulas em Vila Velha
Prefeitura de Serra vai vacinar os estagiários da Educação
Escolas de Vitória têm agenda especial para o Dia do Estudante
Serra ministra palestras sobre Educação no Trânsito em escola

TAGS:
QUALIFICAÇÃO | EDUCAÇÃO INFANTIL | EJA | AULAS | PROFESSOR | PROUNI | SISU | EDUCAÇÃO | ENEM | ESCOLAS | ENSINO