CIDADE

Vitória está de olho nos serviços de energia, água e telefonia

Empresas terceirizadas que prestam esses serviços às concessionárias precisam ficar atentas.

Em 12/08/2021 Referência CCNEWS, Redação Multimídia

Foto: Elizabeth Nader/PMV

Fios soltos ou emaranhados oferecem riscos de graves acidentes. Condutores de energia elétrica ativos, obrigatoriamente, precisam estar isolado.

As empresas terceirizadas que prestam serviços às concessionárias de energia, água, esgoto e telefonia, que exerçam suas atividades em Vitória, precisam ficar atentas quanto ao cumprimento de normas de segurança, durante a execução dos serviços.

A Prefeitura de Vitória, alerta que a falta do adequação, por parte das empresas, aos critérios técnicos e de sinalização pré estabelecidos, pode prejudicar a fluidez do trânsito bem como acarretar outros problemas ao município, considerando, por exemplo,  a necessidade de prévio aviso em caso de interdição de via. Ignorar essas ações as deixam sujeitas a sanções legais, como notificações e multas.

O descumprimento das normas também pode oferecer insegurança aos pedestres que ficam em situação de risco quando não são feitos, da maneira correta,  os alertas ou exposta a sinalização.

Insatisfação

Há casos em que bloqueios de calçadas obrigam pedestres a transitar na pista de rolamento ou na faixa de circulação de veículos. Em outros casos, as ciclovias são afetadas, o que gera riscos  e insatisfação aos ciclistas.

Também ocorre de fios ficarem soltos em postes ou espalhados pelo chão, comprometendo a circulação de pessoas e veículos e oferenendo risco pela exposição desnecessária a um possível condutor de energia elétrica ativo que, obrigatoriamente, precisa estar isolado.

Desde que o decreto 19.792/2021 foi pulicado, já foram aplicadas nove multas por descumprimento da lei, com valores que variam de R$ 372,46 a R$ 49.660,96.

Normas

O secretário de Transportes, Trânsito e Infraestrutura Urbana de Vitória, Alex Mariano, reforça que o órgão não permitirá que empresas atuem fora das normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), das resoluções da A Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) e Agência Nacional de Telecomunicação (ANATEL), além da legislação municipal.

“Não aceitaremos o descumprimento da Lei nem omissão sobre o que precisa ser feito. Quem oferece um serviço, e cobra por ele, precisa obedecer a legislação que o regula” enfatizou o gestor.

Resultados

De acordo com o gestor, os resultados virão de maneira gradual e contínua. Ele explica que a intenção não é multar e para isso tem convocado os responsáveis pelos serviços de cada concessionária para que compreendam suas responsabilidades e obrigações.

“Houve um grande crescimento de serviços de diversas naturezas em Vitória com necessidade de infraestrutura. Estaremos ativos na Setran para que não haja transtornos aos municípes”, frisou Alex.

 Licenciamento

Para atuação no município são necessários estudos e definições de normas para estabelecimento de uma ordem necessária em áreas técnicas visando uniformizar procedimentos.

O licenciamento ocorrere por meio de alvará de autorização de uso, de localização e funcionamento e concessão de uso, conforme consta no Artigo 8º da Lei 6080/2003.

Leia também:

Prefeitura de Serra realiza limpeza no córrego de Divinópolis
Saúde: Secretária Thais Cohen destaca combate à pandemia
Servidores da Educação de Vila Velha recebem treinamento
Prefeitura orienta sobre retirada de animais das vias públicas
Serra abre vagas para o curso gratuito em comunicação
Profissionais da Educação de Vitória poderão receber bônus
Denúncias: Prefeitura de Vila Velha retoma área ambiental
Academias populares promovem saúde e qualidade de vida
Serra distribui 500 cestas proteicas para idosos em abrigos
Morada da Barra e Ponta da Fruta vão receber CRAS Itinerante
Prefeitura de Vitória convoca famílias para atualizar CadÚnico
Prefeitura de Serra realiza ações de combate à pandemia
Prefeitura de Vitória instala rede de drenagem em Itararé
GCM recupera veículo com restrição de furto em Vitória
Lei Maria da Penha completa 15 anos com ações em Vitória
Instituto de Previdência de Serra (IPS) lançará o "Meu RPPS"
Sérgio Vidigal entrega mais 400 kits esportivos para alunos
Os 15 anos da Lei Maria da Penha são lembrados em Vila Velha
Parque da Fonte Grande terá exposições com múltiplos olhares
Prefeitura de Serra inaugura Teatro Municipal Porto Canoa

TAGS:
VITÓRIA | ANIMAIS | EDUCAÇÃO | GUARDA CIVIL | CONTAS PÚBLICAS | PROCON | SEGURANÇA