EDUCAÇÃO

Vitória faz avaliação institucional das 102 unidades de ensino

A chamada é para alunos matriculados na rede de ensino de Vitória, famílias e conselhos.

Em 21/09/2021 Referência CCNEWS, Redação Multimídia

Foto: Divulgação - Seme/PMV

O maior objetivo é oportunizar momentos de discussão e participação coletiva com a comunidade escolar.

A chamada é para crianças e estudantes matriculados na rede de ensino de Vitória, as famílias, os Conselhos de Escola e todos os profissionais da Educação das 102 unidades de ensino da capital. Chegou a hora de fazer a Avaliação Institucional de 2021. Será na próxima sexta-feira (24).

"A Avaliação Institucional se constitui como um elemento da gestão democrática e demarca um movimento de participação coletiva que tem como propósito o aprimoramento dos processos educativos e da qualidade da educação pública no município", destacou a subsecretária de Gestão Educacional, Fabíola Risso.

O maior objetivo é oportunizar momentos de discussão e participação coletiva com a comunidade escolar, fomentando por meio desse processo avaliativo, possibilidades para consolidar uma educação pública democrática e de qualidade socialmente referenciada.

Dentre outras análises, essa avaliação subsidia a elaboração do plano de ação de cada unidade de ensino. A ação é realizada anualmente e propõe uma espécie de "Dia D Escolar", em que todos os membros daquela comunidade escolar são convidados a avaliar o trabalho e as atividades desenvolvidas nas escolas da rede.

A avaliação é realizada nas 53 Escolas Municipais de Ensino Fundamental (Emef), sendo 22 delas atendem a Educação de Jovens e Adultos (EJA), e nos 49 Centros Municipais de Educação Infantil (Cmei).

Como será

A orientação da Secretaria de Educação de Vitória (Seme) é que a Avaliação Institucional deverá preferencialmente, ser realizada de forma remota, visando a respeitar todos os protocolos de biossegurança para a proteção contra a covid-19, assegurando assim, maior participação de todos os segmentos da comunidade escolar.

“Cada unidade de ensino está se organizando para realizar esse processo, com um planejamento das atividades avaliativas. A participação das famílias, dos estudantes e dos profissionais de cada unidade de ensino é fundamental para que a rede possa promove melhorias contínuas nos processos educacionais de acordo com as especificidades de cada território de Vitória,” ressaltou a secretária de Educação de Vitória, Juliana Rohsner.

O que é avaliado

A avaliação institucional contempla diferentes aspectos da ação educativa com a análise das seguintes dimensões:

  • Gestão Democrática;
  • Currículo, práticas pedagógicas, avaliações e interações;
  • Condições de Acesso e Permanência;
  • Espaço Físico, Mobiliário, Equipamentos e Materiais;
  • Formação e Condições de trabalho das/os professores/as e profissionais da Educação.

Resultados

A Avaliação Institucional das Unidades de Ensino da rede municipal é um processo cíclico que integra o calendário anual das escolas e permite acompanhar o desenvolvimento da política pedagógica da cidade de Vitória. Os resultados explicitam a qualidade da educação de cada unidade de ensino nas cinco dimensões que contemplam o conjunto das ações educativas desenvolvidas.

Os dados quantitativos e qualitativos são inseridos no Sistema de Gestão Escolar (SGE) para subsidiar a elaboração do plano de ação de cada unidade de ensino e ainda para que a equipe de Avaliação possa reunir os dados da rede com vistas à definição e priorização de políticas públicas.

Leia também:

Divulgada lista de classificados no programa Qualificar ES
Centro Estadual de Anchieta passa se chamar ‘Paulo Freire’
Prefeitura de Cariacica abre matrículas para EJA em 23 escolas
No mês da inclusão, Serra terá Seminário de Educação Especial 
Vitória entre as 4 capitais que mais vacinaram educadores
Escolas podem usar verbas do PDDE para aulas presenciais
MEC estuda a criação da 1ª universidade federal digital
Seme vai inaugurar mais 2 turmas do “Alfabetiza-ação Cariacica”
> ​Projeto Histórias Coloridas na Vila é sucesso em Vila Velha
Fórum de Crianças Cemei Cida Barreto avalia rede municipal
ES: Prova do Paebes será aplicada nos dias 26 e 27 de outubro

TAGS:
AVALIAÇÃO | INSTITUCIONAL | EDUCAÇÃO | VITÓRIA | ESCOLAS | FAMÍLIAS | CONSELHOS