DR-ANIMAL

Vitória imunizou mais de 10 mil cães e gatos contra a raiva

A Prefeitura vacinou, neste sábado (23), 10.240 animais, sendo 7.804 cães e 2.436 gatos.

Em 23/10/2021 Referência CCNEWS, Redação Multimídia

Foto: André Sobral/ PMV

A campanha de vacinação antirrábica se concentrou nas regiões de Maruípe e Continental, em Vitória, das 8 às 16h30.

Com 49 postos volantes em 25 bairros da cidade para a campanha de imunização antirrábica, a Prefeitura de Vitória vacinou, neste sábado (23), 10.240 animais, sendo 7.804 cães e 2.436 gatos. A campanha se concentrou nas regiões de Maruípe e Continental, das 8 às 16h30.

No primeiro dia da campanha, a equipe vacinou 8.244 animais, sendo 6.356 cães e 1.888 gatos, nas regiões de São Pedro, Santo Antônio e Maruípe. A ação, promovida pela Secretaria Municipal de Saúde de Vitória (Semus), por meio do Centro de Vigilância em Saúde Ambiental (CVSA), será realizada em 126 postos volantes localizados em pontos estratégicos da cidade.

No terceiro e último sábado da Campanha, 30 de outubro, a equipe estará em 37 postos de vacinação nas regiões do Centro da cidade e do Forte São João, das 8 às 16h30.

“A campanha é uma forma de alcançarmos o maior número possível de tutores de cães e gatos e vacinarmos a maior parte desses animais, criando uma barreira sanitária contra o vírus rábico”, explica a diretora do CVSA, Cristiane Stem.

Para além do período da campanha, o CVSA realiza aplicação constantemente. O Centro fica localizado na rua São Sebastião s/n, no bairro Resistência, e o agendamento pode ser feito por telefone, pelo nº 156. As aplicações são feitas de 3ª a 5ª feira, das 9 às 15 horas.

Raiva

Apesar de estar controlada, no município de Vitória, a Raiva animal é uma doença grave e letal em 100% dos casos, e pode ser transmitida para o ser humano pela saliva de animais infectados, tais como cães e gatos, por meio de mordidas, arranhões ou lambidas do animal. Por esse motivo, o CVSA realiza ações com ênfase na prevenção da doença.

As atividades visam a educar os moradores acerca da importância da vacinação anual de cães e gatos a partir dos quatro meses de idade, e orientá-los sobre como agir corretamente nos casos de agressão por animais domésticos ou silvestres (principalmente morcegos).

Leia também:

Vacinação Antirrábica em Vila Velha segue neste sábado (23)
Campanha antirrábica imuniza 13 mil animais em Vila Velha
Começa sábado (16) a Vacinação Antirrábica em Vila Velha
Vitória inicia Campanha de Vacina Antirrábica nesta semana
Cães em situação de maus tratos são resgatados em Viana
Cadastro de animais para castração inicia hoje (30) em Vitória
Vitória da Castração Animal: Clínicas já podem se credenciar
Ação: Animais resgatados em Vitória estão aptos para adoção
Além de amigos, cães podem ser protetores da vida humana
Pesquisa revela que tutores não identificam sobrepeso nos cães

TAGS:
VACINAÇÃO | VITÓRIA | CÃES | ANIMAIS | GATOS | ANTIRRÁBICA